28/05/2014
Correio Debate, Rádio Correio, em 28 de maio

O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Melo, participou nesta terça-feira (28 de maio) do programa Correio Debate, que vai ao ar pela rádio 98 FM. O magistrado falou sobre democratização do Poder Judiciário, eleições diretas, dificuldades de trabalho enfrentadas pelos juízes e sobre mudança no horário do expediente de fóruns da grande João Pessoa e Campina Grande.

Durante a entrevista, além de enfatizar a importância da luta pela democratização do Poder Judiciário, com a implantação de eleições diretas para escolha de presidente e vice-presidente do Tribunal, o presidente da AMPB também comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Judiciário paraibano, sobretudo o fato dos juízes de primeiro grau, apesar das dificuldades estruturais, déficit de servidores e número insuficiente de juízes, serem operosos e trabalhadores, “dedicando-se com afinco à sua atividade jurisdicional”, comentou.

O magistrado ilustrou sua fala com números: “tramitam hoje na Paraíba 727 mil processos para um universo de 256 juízes, o que dá uma média de 2870 processos por cada magistrado. Em 2012 essa média era 3160”, apresentou. “Em 2013, o número de processos baixou para 288 mil. O que indica que os juízes julgaram 288 mil processos e mandaram pro arquivo, produzimos mais de 115% do que estava pré estabelecido”, afirmou Horácio.

Outro assunto abordado durante a entrevista foram as críticas da OAB-PB com relação a alteração do expediente do Judiciário do Estado. Horácio esclareceu que a justificativa de que juiz não vai estar no Fórum na hora do trabalho é uma justificativa inaceitável, “até porque nós temos juízes sérios e comprometidos com a magistratura”, disse.

Escute aqui o áudio na íntegra.





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253