16/07/2014
Jornal da Paraíba, em 16 de julho de 2014

Política

Orçamento do TJPB de 2015 vai priorizar o 1º Grau

Investimentos no 1º grau de jurisdição deverá ser proporcional à demanda processual.

 

Cerca de 94% do orçamento livre do Poder Judiciário da Paraíba será destinado ao 1º grau de jurisdição, no ano de 2015. O percentual é proporcional à demanda de processos nesta instância, conforme explicou o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, durante a segunda etapa da I Jornada de Priorização do 1º Grau, realizada na comarca de Campina Grande nesta terça-feira (15). A primeira etapa ocorreu em Patos no último dia 7.

A priorização do 1º grau é uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, na Paraíba, vem sendo coordenada pelo desembargador Oswaldo Trigueiro.

Em Campina, magistrados e servidores da 2ª circunscrição discutiram meios para solucionar os problemas relacionados ao 1º grau de jurisdição – instância onde está concentrada a maior demanda processual da Justiça. Entre as frentes de atuação tratadas na Jornada existem duas prioritárias: redistribuir a força de trabalho e organizar o orçamento de acordo com a quantia de feitos.

Ainda em relação ao orçamento, o desembargador Oswaldo Trigueiro afirmou que a lógica atual está equivocada, ao direcionar, atualmente, uma média de 35% do orçamento livre para o 1º grau. Disse ainda que já existem quatro reuniões marcadas para o mês de agosto que, além da mesa diretora e dos setores técnico-financeiros do TJ, contarão com a presença dos integrantes do Comitê de Orçamento, que vem sendo formado a cada etapa da Jornada.

As entidades representantes das categorias também acompanharão de perto a construção do orçamento, como ressaltou o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior. “Estamos vivendo uma mudança de paradigmas, ao participarmos do procedimento orçamentário e já contratamos um profissional em Gestão Pública, que está fazendo um estudo aprofundado dos três últimos orçamentos, para que possamos opinar da melhor maneira possível sobre a alocação dos recursos”, declarou o juiz.

 





© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253