06/05/2006
Magistrados convocam sociedade para fazer “limpeza” na política - Jornal da Paraíba

ANA CLÁUDIA PAPES

O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juiz Rodrigo Collaço, declarou ontem em Campina Grande que é necessário convencer a sociedade brasileira a assumir a responsabilidade e criar um movimento de limpeza na política brasileira, acabando com a corrupção e trazendo de volta a ética. “A AMB vai procurar liderar essa campanha no País, estimulando o cidadão, jornalistas e toda sociedade a se mobilizarem contra a corrupção na política brasileira. Para isso estaremos lançando na próxima segunda-feira a Operação Eleições Limpas”, declarou. O lançamento acontecerá em Brasília, mas pretende tomar âmbito nacional através das AMBs estaduais. Uma cartilha será lançada e distribuída para auxiliar na fiscalização das eleições deste ano.

A “Operação Eleições Limpas” é uma promoção da AMB. Além da sociedade, com o lançamento da Eleições Limpas, a entidade passará a mobilizar juízes eleitorais para que fiscalizem com rigor as campanhas deste ano. Entre as sugestões da entidade estão melhorias na fiscalização dos gastos de campanhas eleitorais por meio de medidas como a integração de magistrados às comissões de fiscalização dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). A meta, disse Collaço, é incentivar juízes eleitorais e cidadãos a participar, em conjunto, da fiscalização das eleições para evitar o abuso do poder econômico.

Segundo Collaço, para divulgar a Operação Eleições Limpas foram criados spots para rádios e cartilhas, que serão distribuídas com a imprensa e eleitores, com informações sobre a forma correta de fazer doações para campanhas e dicas sobre como fiscalizar com mais rigor o processo eleitoral e exigir o comprovante dos valores recebidos pelo partido e o lançamento na declaração de Imposto de Renda. “A imprensa brasileira faz um serviço essencial ao País e a cartilha será um auxílio positivo para que esse profissional fiscalize mais a eleição. Isso é muito bom para a democracia brasileira”, disse.

Para a campanha haverá ainda filmes, com 30 segundos de duração, realizados em parceria com a Rede Globo. O material estará disponível nas associações filiadas à AMB e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que tiverem interesse em difundir a campanha em parceria com a entidade. Para o presidente da AMPB, Marcos Salles, a Eleições Limpas poderá contribuir com a crise ética que assola o País.

Collaço esteve em Campina Grande durante a Campanha de Interiorização da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), evento realizado em parceria com a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Afonso Campos. A iniciativa visa a aproximar a entidade das associações regionais de magistrados e conhecer a realidade vivida pelo Judiciário nas diferentes regiões do Brasil. O juiz disse estar satisfeito com a situação encontrada na Paraíba. “O Estado está num grande momento e vivendo e interagindo com a sociedade. Essa é também uma oportunidade de aprendizado, onde discutimos problemas e conhecemos a realidade de cada região”, frisou.




© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253