08/06/2006
Notícia no Portal da AMB sobre objetivação do merecimento

Assessoria de Comunicação da AMPB
06.06.2006 18:58
Magistrados paraibanos discutem sobre objetivação do merecimento



Juízes das comarcas de todo o Estado da Paraíba se reuniram em João Pessoa, no início do mês de junho, participando do XIII Encontro de Magistrados Paraibanos. O objetivo do evento, que discutiu a democracia, transparência e eficiência do Poder Judiciário Nacional foi debater e votar uma proposta de resolução para promoção por merecimento dentro do judiciário a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça.

A palestra que debateu um dos principais objetivos do encontro foi a do presidente da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), Rodrigo Collaço, cujo tema foram os critérios objetivos para promoção e remoção por merecimento, bem como a participação da magistratura na definição e efetivação desses critérios.

“Recentemente houve uma mudança importante no âmbito da magistratura brasileira, a eleição dos juízes passou a ser feita por voto aberto e motivado, isso significa que o mérito passa a ser fundamental para a progressão dos juízes na carreira”, explica Collaço.

Segundo ele, esse é um processo que está se iniciando no poder judiciário e que é dever dos magistrados colaborar com os tribunais para encontrar os melhores valores para definir o bom juiz.

“Precisamos definir o melhor juiz: se é o vocacionado, o dedicado, se é o que julga bem. Temos que definir esses valores e, com base nesse conjunto de valores, pautar daqui por diante o sistema de promoção da magistratura na sua carreira”.

Para o juiz André Ricardo Carvalho, que assumiu recentemente cargo de juiz substituto na magistratura paraibana, é de suma importância a discussão sobre a objetivação do merecimento, sobretudo para os novos juízes. “É muito valiosa essa ampla discussão acerca de critérios de promoção por merecimento, posto que é sem dúvida o caminho mais correto e mais justo para ascender entre as entrâncias”, afirmou André.

A palestra também agradou a juíza Thana Michele, para ela o tema debatido pela magistratura com Rodrigo Collaço é importante para fortificar a causa que a categoria vem abraçando. “A falta de transparência nos processos de promoção dentro da Magistratura muitas vezes desestimula bons profissionais”, acredita a juíza.







© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253