02/06/2006
Site WSCOM faz cobertura do Encontro de Magistrados Paraibanos

http://wscom.digivox.com.br/noticias.jsp?pagina=noticia&id=73434&categoria=3

02.06.06 [12:23]

Juízes paraibanos se reúnem em João Pessoa e discutem critérios de promoção no judiciário e simplificação da linguagem jurídica

Juízes das comarcas de todo o Estado da Paraíba estão reunidos desde ontem em João Pessoa participando do XIII Encontro de Magistrados Paraibanos. O objetivo do evento, que discute a democracia, transparência e eficiência do Poder Judiciário Nacional é debater e votar uma proposta de resolução para promoção por merecimento dentro do judiciário a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça.

As atividades da manhã desta sexta-feira, 2, tiveram início com a palestra do presidente da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros), Rodrigo Collaço, cujo tema foram os critérios objetivos para promoção e remoção por merecimento, bem como a participação da magistratura na definição e efetivação desses critérios.

“Recentemente houve uma mudança importante no âmbito da magistratura brasileira, a eleição dos juízes passou a ser feita por voto aberto e motivado, isso significa que o mérito passa a ser fundamental para a progressão dos juízes na carreira”, explica Collaço.

Segundo ele, esse é um processo que está se iniciando no poder judiciário e que é dever dos magistrados colaborar com os tribunais para encontrar os melhores valores para definir o bom juiz.

“Precisamos definir o melhor juiz: se é o vocacionado, o dedicado, se é o que julga bem. Temos que definir esses valores e, com base nesse conjunto de valores, pautar daqui por diante o sistema de promoção da magistratura na sua carreira”.

Para entender - Outro tema importante levantado por Collaço é a simplificação da linguagem jurídica. Ele defende que só é possível a Justiça ser aberta e acessível - inclusive à imprensa - se as pessoas compreenderem os acontecimentos.

“A população não tem familiaridade com a linguagem técnica então é preciso ter uma linguagem simples, direito não é uma ciência voltada pra si e sim por povo e assim sendo nossas decisões quem precisa entender é a população”, defende.






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253