24/07/2017
Juízes e promotores visitam o projeto ‘Castelo de Bonecas’ no presídio feminino


Os juízes titulares do Juizado Especial Criminal e 1º Juizado Especial Misto de Mangabeira, Hermance Gomes e Meales Medeiros, respectivamente, visitaram o projeto Castelo de Bonecas, no Presídio Feminino Júlia Maranhão, nesta segunda-feira (24 de julho), na comarca da Capital. Os magistrados foram acompanhar as inovações que os recursos oriundos das penas pecuniárias das unidades proporcionaram esse ano. A juíza Francillucy Rejane, 2º Tribunal do Júri, e as promotoras Judith de Almeida e Sandra Paulo Neto, também acompanharam a visitação.
 
“Essa visita é um fortalecimento dessa parceria entre a Vara de Execuções Penal (VEP) e os juizados. Hoje é um dia especial porque podemos mostrar aos financiadores do projeto a reforma que executamos e os equipamentos adquiridos para a oficina, com os recursos enviados”, afirmou a juíza Andréa Arcoverde, titular da VEP e coordenadora do Projeto.
 
O Juizado Especial Criminal (Jecrim) se tornou parceiro do projeto e, mensalmente, por meio das penas pecuniárias aplicadas, repassa recursos para aquisição dos insumos (tecidos, linhas, tinta, espumas) para a confecção das bonecas. “Esse é um projeto encantador porque destina um brinquedo para crianças carentes, proporciona para as mulheres que estão no sistema penal terem uma ocupação e obterem a remição de pena, e ,ainda, promove a ressocialização. Eu só vejo vantagens nessa iniciativa”, observou o juiz Hermance.
 
O material produzido com os recursos do Jecrim vai para doações em abrigos e unidades que atendam crianças em situação de vulnerabilidade, como Hospital Laureano, Casa da Criança com Câncer. As apenadas já iniciaram a produção que será entregue, no dia 18 de agosto, para 26 crianças do Lar da Criança Jesus de Nazaré, vinculada à Vara da Infância e da Juventude.
 
“Esse projeto abre oportunidades para quem quer mudar de vida”, definiu a apenada Luana Amaro da Silva, 26 anos, que participa do Projeto há quatro meses. Ela destacou, também, a importância da participação da diretora do Presídio, Mirtes Daniele da Silva, e da agente penitenciária Hozana Nascimento do Santos, no processo criativo para desenvolver novos personagens e melhoria das técnicas. Além das pesquisas, as duas são responsáveis pela administração, da fabricação às vendas.
 
Mirtes Daniele informou que o projeto promove uma boa relação com as detentas. “Nós ficamos envolvidas desde a triagem disciplinar, momento em que são selecionadas as que revelam interesse em participar do projeto, até à convivência diária, já que sempre mostramos as pesquisas para confecção de novas bonecas e outras ideias”.
 
O Projeto Castelo de Bonecas é voltado ao trabalho de ressocialização das apenadas do Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa, por meio da produção de bonecas. Esse produto é vendido e os valores obtidos com a venda são revertidos em benefício das próprias presidiárias.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253