02/12/2016
Magistrados e promotores protestam contra ações no Legislativo que podem paralisar o combate à corrupção


Mais de 400 magistrados e promotores de todo o País se uniram no ato público a favor da magistratura e do Ministério Público, na marquise do STF, na tarde desta quinta-feira (1º).  Organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), os participantes manifestaram indignação com os projetos que estão sendo articulados no Congresso Nacional, como a aprovação de emendas que alteraram o pacote de combate à corrupção, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada dessa quarta-feira (30).
 
Confira a opinião de alguns dos presentes ao ato público:
 
“Este ato representa o despertar da magistratura e do Ministério Público sobre a necessidade de se manifestar contra os projetos que estão sendo votados no Congresso Nacional com o objetivo claro de impedir o prosseguimento da corrupção, diminuindo as prerrogativas de quem está a frente dessas investigações”.
 
José Carlos Kulzer, assessor Legislativo da AMB e presidente da Amatra 12
 
“A magistratura e o Ministério Público estão mobilizados em torno de todas as iniciativas que estão em curso no Congresso Nacional e que atacam as prerrogativas e o funcionamento regular de duas instituições fundamentais para o Estado Democrático de Direito”.
 
Leonardo Trigueiro, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi)
 
“Estamos aqui para denunciar e dizer que o povo brasileiro vai resistir a esse atentado contra a democracia”.
 
Sebastião Coelho, presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF)
 
“Fomos surpreendidos com um absurdo, algo fora de qualquer expectativa democrática e republicana. Esse ato demonstrou que estamos alerta e que temos a capacidade de mobilização, e que não vamos aceitar esses atentados”.
 
Gabriela Jardon, integrante da Comissão de Direitos Humanos da AMB
 
“É um divisor de águas na história recente do Brasil. A magistratura está demonstrando força juntamente com o Ministério Público. Vamos fazer um trabalho em consonância com a sociedade para não deixar que esses atos de corrupção parem a Justiça”.
 
Paulo Madeira, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap)
 
“A magistratura está consciente do seu papel ao participar de manifestações desse nível. É preciso defender nossas prerrogativas e competências e dar ciência de que estamos fazendo isso em nome do Estado Democrático de Direito e da sociedade”.
 
Fábio Francisco Esteves, presidente eleito da Associação dos Magistrados do Distrito Federal  e Territórios (Amagis-DF)
 
“Este ato é uma unidade para que possamos transpor essa fase tão negativa que estamos vivendo: a tentativa de desvalorização da magistratura. É importante nos unirmos mais e mais com o Ministério Público e a sociedade para que eles compreendam que nossa independência é a garantia do cidadão e da democracia”.
 
Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis)
 
“Foi um grande ato cívico em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. Infelizmente o pacote de dez medidas contra a corrupção acabou sendo deturpado, segundo a visão da magistratura nacional, e acabaram sendo inseridas medidas que dificultam o trabalho desses agentes que compõem o sistema de Justiça no Brasil. Esse ato foi para demonstrar à sociedade essa preocupação”.
 
Frederico Mendes, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar)
 
“É um ato importante para a defesa do Estado Democrático de Direito e da democracia. É inadmissível que num projeto de combate à corrupção inclua medidas que tolhem as atividades do Ministério Público e da magistratura”.
 
Heyder Ferreira, Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa)
 
“É um evento de grande adesão e muito representativo. Mostra que a magistratura e o Ministério Público estão unidos contra o retrocesso que veem suportando na área legislativa”.
 
Maurício Torres, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG)
 
“Este ato é importante para a sociedade perceber a relevância do Ministério Público e da magistratura. Os parlamentares querem engessar o nosso trabalho do Judiciário e isso não pode acontecer. O Brasil não pode deixar que aconteça isso”.
 
Freddy Pitta, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab)
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253