06/10/2020
AGU adota posicionamento da AMB e diz ser favorável a audiências de custódia por videoconferência


Em resposta ao pedido feito pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Advocacia Geral da União (AGU) declarou nesta segunda-feira (5 de outubro) ser favorável a realização de audiências de custódia por videoconferência. Agora, a ação direta de inconstitucionalidade segue para parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Leia a íntegra da manifestação.

Em 4 de agosto, a AMB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF argumentando que o artigo 19 da Resolução nº 329 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) viola o artigo 67 da Constituição Federal ao estabelecer vedações de atos processuais que somente a lei poderia estabelecer. Leia aqui a petição.

A AGU concorda com a AMB e argumenta que, por causa da pandemia de Covid-19, há a necessidade de se preservar a saúde e integridade física da população, por isso a realização das audiências de forma on-line são necessárias.

“É preferível, em favor dos presos, que se realize a audiência de custódia por meio de videoconferência, do que não se realize”, diz a AGU na manifestação.
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253