25/04/2017
AMB reúne juízes de todo o País em Minas Gerais para discutir segurança de magistrados e dos fóruns


A segurança dos magistrados e dos fóruns foi debatida nesta segunda-feira (24 de abril) na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis-MG), em Belo Horizonte. A primeira reunião da Secretaria de Segurança de Magistrados da AMB colocou o tema como prioritário para a associação e já marcou o próximo encontro para dia 5 de junho, em Brasília.
 
Na oportunidade, a AMB lançou a Cartilha ”Magistrados seguros: dicas preventivas de segurança” (veja aqui a cartilha). Na reunião, propostas inovadoras foram apresentadas pelo presidente da AMB, Jayme de Oliveira, entre elas, a criação de rubrica própria nos orçamentos dos tribunais para a área de segurança. Outra ideia levada por Jayme de Oliveira é agregar as diretorias de segurança das associações regionais com a área que cuida dessa matéria nos tribunais de Justiça.
 
O presidente da AMB disse ainda que “a Cartilha é o primeiro documento da atual administração da AMB que trata da questão da segurança, dedicado para orientação dos magistrados e de suas famílias, com dicas que vão desde a questão da segurança pessoal e deslocamento do magistrado até segurança do imóvel e no telefone, entre outras”.
 
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Herbert Carneiro, é necessário avançar no ponto de vista legislativo para tratar da segurança dos magistrados. Pontuou ainda que o TJMG está empenhado em aparelhar as comarcas do Estado com condições de segurança para todos os frequentadores dos fóruns e magistrados e que há dois anos o tribunal trabalha para que todas as 296 comarcas de Minas Gerais estejam dotadas de todos os equipamentos de segurança necessários.
 
O presidente da Amagis-MG, Maurício Torres, falou sobre sua preocupação com relação à segurança dos magistrados e dos fóruns no Estado de Minas Gerais. “Estamos com três magistrados sob escolta em um total de aproximadamente mil juízes e desembargadores.  Essa reunião vem ao encontro do que temos lutado pela segurança dos juízes de Minas”, afirmou.
 
Cartilha
 
A cartilha “Magistrados seguros: dicas preventivas de segurança” será enviada a todos os associados à AMB junto com a próxima edição do jornal AMB Informa.
 
O documento teve como modelo o manual do TJMG, elaborado pelo  secretário-adjunto da Secretaria de Segurança de Magistrados da AMB, Wanderley  Paiva, na época em que participou do Centro de Segurança Institucional (Cesi) do TJMG que tornou-se referência nacional, inclusive para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e especialistas na área.
 
Durante a reunião, ele observou que é de fundamental importância incentivar a criação de Departamento de Segurança dos Magistrados. “Agradeço o presidente Jayme por ter permitido a realização dessa reunião no nosso Estado, nos prestigiar, e reconhecer o trabalho que aqui tem sido feito durante anos”, disse.
 
O presidente do TJMG elogiou o excelente trabalho do desembargador Wanderley Paiva e disse que ele é uma das pessoas que mais entendem de segurança de magistrados neste País.
 
O vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da AMB,  Nelson Missias, lembrou que a questão da segurança dos magistrados é uma bandeira antiga da Amagis que, desde a gestão do desembargador Reynaldo Ximenes, já vivenciava problemas nessa área. Na ocasião, ainda não existia uma Comissão de Segurança dos Magistrados na Associação e o CESI, do TJMG. “É uma pauta bastante densa e muito importante para a magistratura brasileira”, frisou.
 
Na reunião, os presidentes e representantes das associações estaduais e magistrados mineiros fizeram uso da palavra. Eles apresentaram sugestões à direção da AMB para contribuir com uma política de segurança de magistrados e dos fóruns.
 
Magistrados em risco
 
No Brasil, hoje são 131 magistrados em situação de risco em 36 tribunais de Justiça sendo que 85% dos tribunais de Justiça Estadual têm, pelo menos, um magistrado nesta em situação. Muitas dessas unidades, no entanto, ainda não estão estruturadas com equipamentos de segurança e pessoal especializado.
 
Confira abaixo os depoimentos de alguns participantes:
 
“Foi uma reunião muito boa, com temas novos. A ideia de tentar criar rubrica própria nos orçamentos dos tribunais para a área de segurança é uma inovação. A ideia do presidente Jayme  de tentar agregar as diretorias de segurança das associações regionais com a área que cuida dessa matéria nos tribunais de Justiça é ótima”
 
Átila Naves Amaral, secretário-geral da AMB
 
“Minas Gerais foi escolhida para receber o lançamento dessa cartilha e de forma muito oportuna, porque aqui iniciamos a gestação de várias propostas na área de segurança que certamente trarão bastante benefícios a todos os magistrados”
 
Míriam Chagas- assessora da presidência
 
“A ENM está empenhada em participar ativamente do tema tratado na reunião tão caro aos magistrados. Estamos reeditando o curso Internacional de Segurança  dos Magistrados que será em setembro, mas na reunião de hoje decidimos concentrar esforços para implementar com a maior urgência o curso pela nossa escola em parceira com os órgãos de segurança dos tribunais, com as polícias e o Exército”
 
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253