17/05/2017
AMPB é contra ataque à Justiça Eleitoral


A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) manifesta posicionamento contrário a toda e qualquer atitude que vise ao enfraquecimento da Justiça Eleitoral, que sempre atua de maneira séria e transparente, contribuindo decisivamente para assegurar a democracia do país, através da vontade livre e soberana do eleitor.
 
A Entidade é contra a extinção de zonas eleitorais, medida que consta na portaria nº 372 do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que determina a eliminação pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), das zonas eleitorais que não estiverem de acordo com critérios e parâmetros estabelecidos na Resolução nº 23.422.
 
A Portaria atingirá o eleitorado de pequenas cidades, que terá maior dificuldade em exercer o seu direito de escolha de representantes do legislativo e do executivo, já que a população destes municípios terá de viajar a outra localidade maior para fazer uso do título eleitoral. Não há justificativa plausível para acatar o desmonte de uma Justiça composta por juízes e juízas eleitorais que conduzem de forma segura, eficiente e organizada as eleições, defende a AMPB.
 
A Entidade procurou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, para demonstrar a preocupação da magistratura com o desmonte da Justiça Eleitoral e para afirmar seu compromisso com essa luta, solicitando ainda do TRE local todo o empenho no sentido de obstacular essa grave ação do TSE, frisando que a Justiça Eleitoral brasileira é modelo de eficiência, agilidade e confiabilidade, resguardando o Estado Democrático de Direito.
 
Por fim, a AMPB se iguala a posicionamentos de outras associações estaduais de magistrados, acreditando que esta resolução acarretará na federalização da justiça eleitoral do País, possibilidade confrontada pela Justiça Estadual, tendo em vista o exemplar desempenhado dos seus juízes na condução dos processos eleitorais.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253