img

03/09/2019

Na manhã desta segunda-feira (2 de setembro), a presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juíza Aparecida Gadelha, participou do programa Paraíba Verdade, pela rádio Arapuan FM. Na oportunidade, Aparecida esclareceu os reais motivos que estão acarretando a queda de produtividade do Poder Judiciário paraibano a reforçou o que a Entidade denuncia há dois anos, a falta de estrutura no 1º Grau de jurisdição..
 
“Faltam na Paraíba 782 servidores e 50 juízes, conforme dados do portal da transparência do TJPB. Além disso, temos vários problemas que se acumulam e que culminam em números desfavoráveis”, explicou. “A causa dessa produtividade baixa apontada pelo Relatório Justiça em Números do CNJ não é o juiz, mas sim a falta de estrutura mínima para desempenhar com mais celeridade suas atribuições. É preciso aprofundar a discussão sobre os problemas enfrentados pelo Judiciário”, enfatizou.
 
Para a AMPB, é preciso um enxugamento no orçamento do Poder Judiciário, para que se invista na área fim. “Precisamos reajustar os gastos. A priorização deve ser para o grau de jurisdição que tem mais processo”, cobrou a magistrada.
 
A representante da AMPB explicou ainda que os juízes da Paraíba estão preocupados com a jurisdição, estão preocupados em trabalhar, agora muitos deles não conseguem exercer sua função a contento por conta de deficiências do Poder Judiciário que não estão ao alcance de serem solucionadas por esses magistrados.
 
A juíza finalizou fazendo um desafio: uma visita a qualquer Comarca ou Vara da Paraíba para se conhecer o fluxo de trabalho de um juiz e dos servidores, para que se entenda na prática como é o dia a dia de um juiz.
 
“Nós temos deficiências que precisam ser corrigidas para que no ano que vem não tenhamos os mesmos números que tivemos agora”, concluiu.
 
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros