04/08/2017
AMPB participa de debate sobre extinção de zonas eleitorais na Paraíba


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (4 de agosto), Audiência Pública para debater a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de extinção de zonas eleitorais em todo o país. 
 
A audiência contou com a participação da juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, e do juiz Iano Miranda dos Anjos, Titular da Comarca de Pilões (PB). Os magistrados posicionaram-se contra a extinção. Veja posicionamento da AMPB aqui.
 
Na oportunidade, a representante da magistratura local ressaltou que é necessário o TRE-PB divulgar os dados sobre os estudos já feitos sobre as zonas eleitorais da PB, “para que os debates possam ser aprofundados e mais colaborativos para uma solução que não prejudique os eleitores das cidades que venham a ser atingidas”. 
 
Aparecida destacou ainda ações que tramitam no STF (veja aqui), propostas pela AMB e pelo Ministério Público, para tentar barrar este rezoneamenteo. “Aguardamos o posicionamento do ministro relator, Celso Melo”, informou. “Nos preocupamos com a questão porque a Justiça Eleitoral existe para o cidadão, para o povo, por isso estamos tratando deste tema”, declarou a magistrada. 
 
A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Raniery Paulino, atendendo solicitação da AMPB e da APMP (Associação Paraibana do Ministério Público).
 
“Temos que promover esse debate, essa discussão e essa dialética tem que se estabelecer”, disse o deputado Raniery Paulino. Ele explicou que existe por parte do TSE o interesse em diminuir a quantidade de zonas eleitorais sob a justificativa de contenção de despesas. “Ficou designado aos TRE’s de todo o Brasil a apresentação de um estudo e nós queremos justamente ter acesso a esse estudo que o TRE está elaborando para fazermos as nossas sugestões”, argumentou.
 
Na Portaria 372/2017, o TSE estabelece o prazo de 60 dias para que os TRE’s concluam o estudo apontando as comarcas a serem extintas. Este prazo se extingue no próximo dia 18 de agosto.
 
Com informações da ALPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253