00/00/0000
Campanha em busca da simplificação da linguagem jurídica


Quanto mais distante for a linguagem usada nos atos judiciais, menos a sociedade compreenderá a atuação do Judiciário. Por isso, a AMPB (Associação dos Magistrados da Paraíba) junta-se à AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) na Campanha Nacional pela Simplificação da Linguagem Jurídica, uma das ferramentas que podem contribuir para a valorização dos próprios operadores do Direito e do serviço prestado à sociedade.

Integram a Campanha dois concursos – um para magistrados e outro para estudantes de Direito – que têm como objetivo mobilizar os operadores do Direito, na luta pela ampla compreensão da justiça. As inscrições vão de 11 de agosto a 04 de novembro. A premiação para as duas categorias e o regulamento dos concursos estão no site www.amb.com.br.

            Para o presidente da AMB, juiz Rodrigo Collaço, a Justiça deve ser compreendida em sua atuação por todos e, especialmente, por seu destinatário final: o cidadão brasileiro. “A comunicação é a peça chave nesta missão. Afinal, ninguém valoriza o que não entende!” O juiz reconhece ainda que é desafiadora a iniciativa de alterar a cultura lingüística dominante na área do Direito.

            O juiz Marcos Salles, representante dos magistrados da Paraíba, diz que a Campanha objetiva um desejo antigo da magistratura: tornar o Poder Judiciário mais acessível, mais claro e próximo da sociedade brasileira. “Ora, o juiz presta um serviço público, portanto, precisa dar contas à sociedade dos seus atos, para isso, é fundamental interagir com o cidadão, utilizando uma linguagem mais simples que a usual dos corredores da justiça”, afirma.

 

 

     AMPB – Praça Venâncio Neiva, s/n – Fórum Cível da Capital – Centro

Contato:

Jaqueline Medeiros dos Santos –  jaqueline_jornalista@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa– Telefax: 3216-1491 -  imprensa@ampb.org.br

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253