13/10/2020
Cejusc de Guarabira alcança mais de R$ 222 mil em acordos, só no mês de setembro


Trezentos e treze atendimentos executados por via remota, a maioria envolvendo o jurisdicionado da área Cível (220), 76 audiências realizadas por videoconferência, boa parte, também, de processos cíveis (53), e o montante de R$ 222.832,20, resultante de acordos firmados. Este foi o resultado da produtividade alcançada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Região da Comarca de Guarabira no mês de setembro.

Segundo destacou a coordenadora do


Juíza Kátia Daniela
Cejusc Guarabira, juíza Kátia Daniela de Araújo, o Centro vem mantendo a produtividade, em meio à pandemia, devido aos esforços de todos que atuam na unidade judiciária em prol da manutenção e conscientização da cultura da conciliação, especialmente nesse período em que há a necessidade de adotar novas tecnologias, a exemplo das audiências virtuais.

“De forma prática, em suas residências e com segurança, as partes têm oportunidade de solucionar seus conflitos pacificamente, mantendo o diálogo, e sendo protagonistas das soluções de seus problemas. Nessa toada, os resultados exitosos estão evidenciados pelos excelentes números mostrados. Seguimos incutindo na população a cultura da paz”, salientou a magistrada.

O mediador judicial e supervisor do Cejusc de Guarabira, Jesiel Rocha, pontuou que a pandemia da Covid-19 acelerou a mudança de novos paradigmas e que as audiências no formato on-line têm sido uma delas, pois, segundo ele, é um ato praticado na presença virtual das partes interessadas, dos advogados e dos auxiliares da justiça (mediadores e conciliadores).

“Este formato resulta em pontos positivos de economicidade, praticidade, efetividade, porque já realizamos várias audiências com advogados e partes de diversos Estados do Brasil. Precisamos nos adaptar o quanto antes a essa nova era. Penso que este novo cenário tecnológico irá continuar”, ponderou Jesiel Rocha.

Esforço concentrado - O mediador do Cejusc de Guarabira revelou que o Centro está se preparando para participar da XV Semana Nacional de Conciliação (30/11 a 04/12/2020), evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do qual o Tribunal de Justiça da Paraíba aderiu. Disse que a pretensão da unidade é realizar o maior número de audiências possíveis, a previsão é de 100 audiências.

“O cejusc não medirá esforços para realizar o maior número de audiências na Semana Nacional de Conciliação do CNJ, pois contará com a colaboração dos conciliadores, em busca de termos o maior número de atos realizados, almejando as estatísticas autocompositivas”, frisou.

O Cejusc, além de Guarabira, atende, também, os jurisdicionados das cidades de Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba.
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253