08/11/2018
Cejuscs de CG levam cidadania às comunidades durante a XIII Semana Nacional de Conciliação


As atividades referentes à XIII Semana Nacional de Conciliação (SNC), na Comarca de Campina Grande, estão sendo realizadas nas comunidades da cidade, como forma de promover ações inclusivas e de cidadania nos bairros populares do Município.  O trabalho é conduzido por equipes especializadas, formadas por profissionais dos cinco Centros Judiciários de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), sob a coordenação da juíza Ivna Mozart Bezerra Soares. 
 
A abertura oficial das ações ocorreu no auditório da Associação Comercial de Campina Grande, na noite da segunda-feira (5 de novembro), com uma palestra direcionada a empresários e sociedades empresariais. “A proposta é promover ações de natureza educativa e inclusiva, alinhadas com a estratégia dos Centros e valorizando o aspecto de cidadania”, explicou a magistrada. A XIII Semana se estenderá até esta sexta-feira (9).
 
De acordo com a magistrada, o atendimento consiste em escuta e em orientação aos moradores das comunidades, como forma de tentar resolver os problemas das pessoas, principalmente quanto as demandas junto a empresas e órgãos públicos. 
 
“Se um indivíduo tem um problema pendente para resolver, seja junto a uma empresa ou a um órgão público, a gente orienta e encaminha a mesma ao local certo.
 
Desde terça-feira (6 de novembro), está ocorrendo atendimento comunitário das 9h às 13h nas Sociedades dos Amigos dos Bairros (SABs) de Monte Castelo e de Bodocongó, e na Biblioteca Comunitária do Mercado Público das Malvinas. De acordo com Ivna Mozart, os atendimentos especializados de natureza jurídica estão sendo realizados por equipe apta a tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. “Também poderá realizar encaminhamentos e, até mesmo, solucionar conflitos de forma imediata, caso seja possível”, observou.
 
O encerramento oficial, nesta sexta-feira (9 de novembro), será na Praça da Bandeira, das 9h às 13h, com atendimentos especializados e apresentações culturais. 
 
Participam do projeto a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), a Unesc Faculdades, a Faculdades CESREI, os Procons Estadual e Municipal, Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), os quais já desenvolvem, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, atividades concernentes à conciliação e exercício de cidadania durante todo o ano.
 
De acordo com a coordenadora dos Cejuscs, a expectativa desta Semana é contemplar, prioritariamente, a população hipossuficiente. “Por isso os Cejuscs de Campina Grande têm se empenhado para promover bons resultados durante a XIII Semana Nacional da Conciliação, se juntando à mobilização nacional pela realização de acordos e colaborando com a disseminação da cultura de paz entre todos os setores da sociedade”, ressaltou, acrescentando que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB apoia e incentiva todas as ações nesse sentido. 
 
A juíza disse, ainda, que, de agora em diante, todo convênio a ser firmado com os Cejuscs terá do conter uma cláusula voltada à promoção da cidadania. “Esse trabalho inclusivo e de cidadania que estamos promovendo dá voz às comunidades carentes”, declarou. 
 
A campanha é realizada, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006 e se encontra na sua décima terceira edição, envolvendo os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253