25/08/2020
Eleições 2020 e Covid-19 são debatidos em reunião dos Tribunais Regionais


Representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) se reuniram, nesta segunda-feira (24 de agosto), no II Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, falou sobre as eleições municipais de 2020. A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, ressaltou a importância dos juízes eleitorais nas eleições deste ano.

O ministro Barroso explicou como será feita a distribuição das máscaras, álcool em gel e insumos para serem usados nas eleições municipais. É esperado que sejam utilizados 7,5 milhões de máscaras -cada mesário deverá usar 3 por dia- 2 milhões de protetores faciais e 2,1 milhões de frascos em gel. O material doado por instituições deve ser entregue ao TSE até o fim de setembro

“Tem sido mais difícil do que eu teria imaginado nos meus piores pesadelos, porém, com a ajuda dos parceiros, que fornecerão os insumos necessários, e dos TREs, que nos fornecem as informações, estou muito confiante de que tudo correrá dentro da melhor forma possível para que nós possamos fazer com que os materiais cheguem a tempo da distribuição”, disse o ministro.

A presidente da AMB, Renata Gil, participou da mesa solene de abertura do evento. A magistrada reforçou a importância do trabalho dos juízes eleitorais. Este ano, os magistrados poderão derrubar listas inteiras de candidatos a vereador caso percebam que a candidatura de mulheres foi registrada sem autorização.

“A assinatura é uma forma de garantir o real interesse das mulheres em concorrer ao cargo e não que ela simplesmente foi indicada por uma legenda para cumprir a cota. Os magistrados terão papel essencial, caso seja comprovada alguma fraude antes do dia 15 de novembro -primeiro turno do pleito- a chapa inteira cai”, explicou Renata Gil.

Assista aqui a íntegra do evento.
AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253