19/04/2018
Em coletiva à imprensa, AMPB alerta sobre insegurança em Fóruns do Estado


Os sucessivos ataques a Fóruns da Paraíba demonstram a existência de uma fragilidade que precisa ser tratada para todo o Estado. Não só para Campina Grande, em virtude de fato recente, que precisa ser avaliado, mas para toda a Paraíba, que enfrenta dificuldades em relação à segurança.
 
A afirmação é da presidente da AMPB, juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, que recebeu a imprensa para falar do assunto, na tarde desta quarta-feira (18 de abril), no Fórum Affonso Campos, em Campina Grande. A magistrada estava acompanhada de juízes e juízas que trabalham na região da Borborema.
 
A juíza revelou ainda que há cobrança para resolução deste problema, tanto da AMPB, como dos próprios diretores de Fóruns, junto ao TJPB. "Apesar de o Tribunal alegar falta de recursos, insistimos para haja uma adequação do orçamento e as suas finanças, a fim de dotar essa área de recursos que possam viabilizar a aquisição de instrumentos para segurança".
 
“A atual situação ultrapassa a preocupação com a integridade física dos juízes e juízas, pois uma simples visita ao cartório para saber sobre a tramitação de seu processo ou ser testemunha em alguma ação judicial pode submeter o cidadão a uma situação de insegurança dentro dos Fóruns da Paraíba”, alertou a presidente da AMPB. 
 
O Fórum Affonso Campos foi escolhido pela AMPB para atender a imprensa por ter sido o alvo mais recente de episódio de violência na Paraíba, tendo sido evacuado, dia 16 de abril, após uma suspeita de bomba no local.
 
Com relação ao caso específico, que ainda ainda está sendo averiguado pela Polícia Civil, Aparecida Gadelha acredita que houve uma falha de segurança, aliada à falta de equipamentos necessários para aprimorar a segurança que já existe. “O que quero enfatizar é que estes sucessivos ataques a Fóruns da Paraíba demonstram que existe uma fragilidade que precisa ser tratada para todo o Estado. Não só para Campina Grande, em virtude do fato recente, que precisa ser avaliado, mas pra toda a Paraíba, que enfrenta dificuldades em relação à segurança”, declarou.
 
A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba esclareceu ainda que, no ano de 2010, o Conselho Nacional de Justiça compilou os gravíssimos problemas na segurança pública dos Fóruns pelo país. “O CNJ estabeleceu o mínimo de ações que os Tribunais devem adotar, que devem ser adotadas para diminuir ações de violência. Alguns exemplos são controle eficiente de acesso, utilização de crachás, detector de metal que funcione, câmeras de segurança funcionando adequadamente e policiamento”, citou Aparecida.
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253