26/06/2019
Encontro promovido pela AMPB vai abordar saúde emocional de magistrados e Inteligência Artificial no Poder Judiciário


Nesta sexta, 28 de junho, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) realiza o XX Encontro de Magistrados Paraibanos. O tema deste ano é “Poder Judiciário: dos recursos humanos aos tecnológicos, uma constante busca pelo aperfeiçoamento”. O evento vai reunir os juízes e desembargadores de todo o Estado a partir das 18h30, na Casa Roccia, em João Pessoa.
 
“Escolhemos a Inteligência Artificial como assunto principal da programação de 2019 por se tratar de um recurso ainda não praticado no Poder Judiciário paraibano. Estamos trazendo o desembargador Marcos Alaor Diniz Granjeia, de Rondônia, para contar um pouco da experiência do seu Estado, mostrando como os avanços tecnológicos implicam positivamente na nossa atividade. Alguns Tribunais de Justiça já trabalham com auxílio da IA e os resultados comprovam que ela contribui na celeridade e eficiência de procedimentos”, disse a presidente da AMPB, a juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha.
 
A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber e resolver problemas. Desde 2006, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) tem procurado implementar ferramentas que facilitem o trabalho do Poder Judiciário visando a otimizar o andamento dos processos e o tempo que se leva até chegar o momento da tomada de decisão dos magistrados. 
 
Para aplicar a inteligência artificial, o TJRO desenvolveu um sistema próprio, chamado Sinapse. Antes dele, em 2017, eram necessárias até dez mil horas por ano para atender uma demanda de pouco mais de 225.000 novos processos. Hoje, o sistema possibilita a execução da mesma tarefa em poucos minutos, conferindo agilidade a movimentação processual. Diante do sucesso do Sinapse, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez acordo com o Tribunal de Rondônia e hoje o sistema pode ser implantado em qualquer corte do país, por meio de convênio. 
 
O XX Encontro de Magistrados Paraibanos também vai contar com uma palestra sobre saúde emocional, ministrada pelo conferencista Kau Mascarenhas. Ele vai abordar aspectos importantes como o desenvolvimento humano, autoconhecimento e motivação. A pertinência do tema foi justificada pela juíza Aparecida Gadelha, presidente da AMPB: “Em um momento em que a sobrecarga de trabalho, cobranças e responsabilidades vêm minando o bem estar psicológico da magistratura, precisamos de um olhar atento e voltado para a busca de mecanismos de redução do estresse que envolve nosso cotidiano e vem nos adoecendo”. 
 
Sobre os palestrantes
 
Marcos Alaor Diniz Granjeia
 
Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Administração Judiciária, atuando principalmente nos seguintes temas: prestação jurisdicional, aceleração, gestão, gestão administrativa e procedimentos. É membro da Comissão de Estudos sobre Inteligência Artificial da Escola Nacional da Magistratura e diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - EMERON, no biênio 2018-2019.
 
Kau Mascarenhas
 
Diretor e sócio-fundador do PRO-SER - Instituto Para o Desenvolvimento Integral do Ser. Kau profere palestras com enfoque em desenvolvimento humano. É pós-graduado em Consultoria Organizacional, tem formação Practitioner, Master e Trainer em Programação Neurolinguística.
 
 
SERVIÇO:
 
XX Encontro de Magistrados Paraibanos
Data: 28 de junho
Hora: 18h30
Local: Casa Roccia
Contato para entrevistas: Jaqueline Medeiros (83) 99945-3601
 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253