09/08/2017
II Fórum Orçamentário do TJPB chega à comarca de Cajazeiras


“Esta plenária é para que todos que estão aqui e que acreditam nesta nova forma de gestão possam contribuir com a peça orçamentária do Judiciário estadual. O momento de participar é este. Falem, opinem, reclamem e cobrem!”. As palavras foram ditas pelo coordenador da Política de Priorização do Primeiro Grau do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, durante a plenária do II Fórum Orçamentário, realizada no dia 7 de agosto, na Comarca de Cajazeiras. A última plenária ocorrerá em Sousa amanhã.
 
Como em todas as plenárias já realizadas este ano, a sexta edição do Fórum contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que ouviu magistrados e servidores pertencentes às seis comarcas da 5ª circunscrição do Estado, com o objetivo de coletar as principais demandas locais, as prioridades de investimento, bem como prestar contas sobre a aplicação dos recursos e a situação orçamentária e financeira atual do TJPB.
 
Na ocasião, o presidente respondeu a cada uma das indagações dos participantes. Neste sentido, falou sobre os estudos que vêm sendo realizados pelo TJPB sobre gratificações, realização de concursos, implementação da equalização da força de trabalho, investimentos em tecnologia, entre outros.
 
“Agradeço a participação de todos e, cada vez mais, me convenço da importância deste Fórum, que tem aproximado a mesa diretora de vocês. Procuro fazer uma administração aberta, com muita transparência, para que saibam como estamos procedendo em todas as situações”, pontuou o presidente Joás.
 
Ao recepcionar o evento, o diretor do Fórum, magistrado Ricardo Henriques Pereira Amorim, elogiou a participação do presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, em todas as plenárias do Fórum, assim como conclamou a participação de todos.
 
“Quando o Tribunal vem ao interior ouvir juízes e servidores, ele se abre de forma mais democrática e consegue perceber melhor as realidades de toda a Paraíba, para uma melhor gestão do dinheiro e do serviço público. Uma iniciativa que deve ser replicada para outros tribunais”, analisou.
 
A metodologia e demais questões relacionadas ao II Fórum Orçamentário foram esclarecidas pelo diretor de Gestão Estratégica do TJPB, Tony Márcio Leite Pegado, que explicou aos presentes a necessidade de preenchimento de um formulário, elencando os eixos orçamentários em ordem de prioridade de investimento.
 
O formulário está disponível no site do TJPB, para que magistrados e servidores interessados possam participar da eleição das prioridades para o Judiciário, até o dia 10 de agosto.
 
Representando a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), o magistrado Gilberto de Medeiros, diretor de Orçamento da Entidade, defendeu que, para que as demandas públicas sejam atendidas é necessário que o TJ invista nas prioridades elencadas. “Isso dará mais legitimidade ao Poder, na medida em que faz a aplicação dos recursos com a participação de todos”, afirmou. Também pontuou a necessidade de incrementar as receitas e racionalizar as despesas, no atual momento de dificuldades financeiras.
 
O presidente do Sindicato dos oficiais de Justiça do Judiciário, Benedito da Fonseca, falou do trajeto já feito, com o Fórum Orçamentário. “Estamos numa caminhada, com o propósito de colhermos o que é mais premente em cada comarca. É um momento ímpar, de empoderamento, com a presença do próprio gestor, ouvindo as nossas colocações”.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253