19/10/2021
Indicadores de desempenho do TJPB são avaliados em reunião do Planejamento Estratégico


Os indicadores do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, referentes ao ano de 2021, foram avaliados durante a 3ª reunião da Comissão de Gestão Estratégica do Tribunal, que ocorreu, por meio virtual, na tarde desta segunda-feira (18 de outubro). O levantamento e apresentação feitos pela Gerência de Pesquisa e Estatística do Tribunal, mostrou a evolução histórica do desempenho do Poder Judiciário estadual de 2017 até este ano. Destaque para o indicador referente à Agilidade na Prestação Jurisdicional, com a redução da Taxa de Congestionamento, a qual no início da avaliação da série, em 2017, apontava um percentual de 93,66%, e, este ano, ficou em 84,48%, com uma diminuição de 9,8%. 

Além disso, dos 11 projetos do planejamento estratégico iniciados em 2021, quatro foram concluídos e os respectivos magistrados coordenadores expuseram o procedimento de cada iniciativa. Foram eles: Ampliação dos índices de capacitação de magistrados e servidores (juiz Gustavo Lyra); Desenvolvimento de Curso de Gestão (magistrado Fábio Brito de Faria); Formatação de setor especializado no tratamento de custas processuais finais (coordenadores juíza Andrea Dantas Ximenes e o juiz Gilberto Medeiros) e a Redução do tempo médio de tramitação dos processos de improbidade (coordenado pelo juiz Jailson Shizue Suassuna).

Foto do Presidente Saulo Benevides
Presidente Saulo Benevides
O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides ressaltou a importância da reunião, destacando e agradecendo a participação efetiva de todos os magistrados paraibanos para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. “Parabenizo a todos por estarem imbuídos no propósito de contribuir para a gestão. Isto é muito importante, porque, quanto mais projetos e ideias apresentados, melhor para democratizar o sistema, fazendo com que todos possam participar”, realçou, sugerindo incentivar a participação de outros magistrados, para que mais projetos sejam apresentados voltados ao cumprimento dos macrodesafios.

O presidente da Comissão, Desembargador João Benedito, que conduziu a reunião, também parabenizou e agradeceu a participação de todos. Através das reuniões de avaliação estratégica, a administração do TJPB pode verificar como está o desempenho do Tribunal em relação ao planejamento estratégico do TJPB, tendo os indicadores como termômetros e os projetos como as ações que impulsionam o aperfeiçoamento de cada área (macrodesafios), conforme explicou a gerente de projetos e Estratégia do Tribunal, Carol Leal.

Ela revelou, ainda, que novas iniciativas irão compor o portfólio do planejamento estratégico do Poder Judiciário estadual, que são Ferramentas de acompanhamento de baixa de processos prioritários; Redução do índice do absenteísmo-doença; Incremento da eficiência fiscalizatória junto às serventias extrajudiciais; Viabilizar realização de perícias judiciais com o auxílio de instituições públicas e/ou privadas de ensino e Estruturar e implementar o Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA.

O encontro de trabalho contou a participação da Vice-presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, os juízes auxiliares da Presidência, Euler Jansen, Giovani Porto e Rodrigo Marques, os juízes-corregedores, Fábio Araújo e Maria Aparecida Gadelha,  magistrados, coordenadores de projetos, diretores e a gerente de Pesquisa e Estatística do Tribunal, Renata Grigório.

TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253