27/02/2021
Judiciário digital moderniza atendimento e agiliza processos


Prestes a completar um ano em regime de teletrabalho, o Judiciário da Paraíba comprova sua eficiência ao adaptar-se às mudanças impostas pela pandemia da covid-19.

 

Com a modernização de suas atividades, de modo a implantar de uma vez por todas a informatização dos processos, a Justiça agilizou de forma satisfatória os serviços que presta à sociedade.

 

Vários juízes ampliaram as opções de interação com advogados e partes, com a criação de perfis em redes sociais, como o Instagram, e disponibilidade de atendimento via whatsapp. Facilitando o acesso à informações e colaborando para a transparência das atividades.

 

Para garantir atendimentos e serviços a toda a população, foram criados Postos Avançados de Atendimento em várias cidades do Estado. Foi consolidada a realização de audiências digitais e casamentos por videoconferência, por exemplo.

 

Além disso, atividades que cobram a presença do juiz também são cumpridas, respeitando-se as normas de segurança sanitária, como visitas a instituições de acolhimento, por parte de juízes da Infância e Juventude, inspeção de cartórios extrajudiciais e realização de sessões do Tribunal do Júri.

 

Ainda vimos a entrega e dedicação dos juízes eleitorais durante o pleito de 2020, trabalhando presencialmente para garantir o direito ao voto de cada cidadão paraibano e a consolidação da democracia.

 

Os números comprovam que a produtividade aumentou e que o judiciário segue cumprindo o seu papel em defesa da cidadania e da manutenção do Estado democrático de Direito. O teletrabalho é um caminho sem volta, já que o STF e o CNJ pretendem expandir a modalidade da justiça digital, mesmo após a pandemia. 

 

"O Judiciário não parou e a continuidade do atendimento remoto deve prosseguir até que todos estejam vacinados, preservando a saúde da população em geral, e também para a segurança do cidadão que busca seus direitos, dos magistrados e dos servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba", enfatizou o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França.

Clique aqui para acessar vídeo sobre a produtividade do Judiciário paraibano.

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253