27/11/2018
Juiz paraibano é reconduzido ao cargo de vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos TJs do Brasil


O juiz Adhailton Lacet Correia Porto, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, foi reconduzido ao cargo de vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, em eleição ocorrida durante a 13ª versão do Encontro que aconteceu, na última sexta-feira (23 de novembro), na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.
 
Estabelecer uma linha de atuação com diretrizes unificadas na área da Infância e Juventude foi o objetivo do 13º Encontro, que reuniu representantes de 15 estados. Na edição de Florianópolis, os debates foram relacionados ao Provimento nº 73/2017 do CNJ e à Resolução nº 253/2018-CNJ, ao novo Cadastro Nacional de Adoção, a implementação do Depoimento Especial nos Tribunais de Justiça, o Apadrinhamento Afetivo, além de apresentação de boas práticas pelo TJ de Santa Catarina.
 
Segundo avaliou o magistrado Lacet, o evento foi muito produtivo. “Deliberamos alguns encaminhamentos junto ao CNJ e Tribunais de Justiça, a exemplo da alteração ou a revogação do Provimento nº 63/2017, que trata da multiparentalidade socioafetiva, e alertar aos TJs sobre a necessidade da implantação de salas para a tomada dos depoimentos especiais, nos moldes da Lei nº 13.431/2017, dentre outros assuntos relevantes, como a apresentação de boas práticas desenvolvidas na área Infantojuvenil pelos Tribunais”, pontuou.
 
O juiz Adhailton Lacet esclareceu que o Colégio de Coordenadores representa os Tribunais de Justiça do Brasil na política destinada à Infância e Juventude. “Buscamos interagir junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Congresso Nacional, sempre visando ações que possibilitem melhorias e implementação de projetos e programas na área Infantojuvenil. A Vice-Presidência é um canal aberto ao diálogo com os magistrados para troca de experiências e sugestões”, revelou.
 
Instituído no ano de 2012, o Colégio de Coordenadores se reúne a cada semestre para debater e traçar estratégias, buscando o aperfeiçoamento do trabalho realizado pelas Coordenadorias da Infância e Juventude nos estados e no Distrito Federal.
 
Composição da Diretoria - A nova diretoria para o biênio 2019/2020 é formada pelos juízes Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (TJRJ), como presidente; Adhailton Lacet Correia Porto (TJPB); vice-presidente, e Rebeca de Mendonça Lima (TJAM), como secretária, eleitos por unanimidade. 
 
Ficou deliberado que o próximo Encontro será no Rio de Janeiro, no mês de maio de 2019, em data a ser definida.
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253