30/09/2021
Juízes da PB aumentam produtividade em 33% e número de processos arquivados é quase o dobro de novas ações


Mesmo em meio à crise sanitária, agravando as limitações na execução das atividades presenciais, no ano de 2020, o Poder Judiciário Paraibano manteve a prestação jurisdicional. Com a adoção de inovações tecnológicas e com a digitalização dos processos físicos, o Tribunal de Justiça da Paraíba conseguiu arquivar mais processos, do que os distribuídos. Foram 179 feitos concluídos, para cada 100 novas ações distribuídas, reduzindo, deste modo, o quantitativo de processos em tramitação.

Esse resultado implicou no aumento do percentual do Índice de Atendimento à Demanda (IAD), comparado ao ano de 2019, que foi de 108%, aumentando, ano passado, para 179%, apresentando, desta forma, uma variação positiva de 65,74%, conforme dados do Relatório do Justiça em Números 2021.

Houve, igualmente, um aumento de 28,63% no número de casos julgados entre 2019 e 2020. Isto significa que mais processos foram apreciados no ano de 2020, apontando um total de 255.875 feitos sentenciados, enquanto que no ano anterior, foi registrado 198.923 demandas julgadas.

Ainda comparando com o ano de 2019, o Índice de Produtividade do Magistrado (IPM) cresceu 33,9%, em 2020, demonstrando que a Justiça estadual não parou, mesmo diante do quadro da pandemia.

O indicador Processos Julgados por Magistrados apresentou um crescimento relevante. Neste item, o levantamento registra que, no ano de 2019 foram totalizadas 710 sentenças prolatadas. Já ano passado, esse quantitativo passou para 969 casos com resoluções, denotando que a produtividade individual dos magistrados do TJPB cresceu 33,43%, dentro de um ano. 

Com índices positivos e crescentes de produtividade, o Poder Judiciário estadual reafirma a posição de ofertar uma prestação jurisdicional com eficiência e qualidade.

"Os números refletem o processo de informatização do Poder Judiciário paraibano, da valorização do 1º grau de jurisdição, implantação dos cargos de assessores de juízes, além, obviamente, da dedicação de nossos magistrados. Estamos no caminho no certo, colhendo, também, os frutos das conquistas associativas, sempre voltadas para o aperfeiçoamento do trabalho oferecido aos usuários da Justiça", comentou o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França.

A 17ª edição do Justiça em Números, principal fonte de estatísticas oficiais do Poder Judiciário, foi elaborada com dados de um ano caracterizado pela incidência sem precedentes da pandemia global da Covid-19, em relevante contribuição para a formação de um retrato historiográfico e estatístico da atividade judicial brasileira no período.

Entre as informações, estão dados sobre as novas formas de trabalho e o emprego maciço de tecnologia pelos órgãos judiciais.

Com informações do TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253