29/07/2019
Livro de Resolução Alternativa de Conflitos, que tem coautoria de juízes paraibanos, é lançado em Portugal


O livro “Perspectivas Luso-Brasileiras na Resolução Alternativa de Conflitos”, que tem coautoria dos magistrados Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto e Bárbara Bortoluzzi Emmerich, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi lançado no último dia 25 de julho, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa. A segunda edição da obra está prevista para ser lançada no próximo ano, após revisão dos coautores. 
 
Os 18 artigos que compõem a obra foram produzidos para a disciplina Resolução Alternativa de Litígios, ministrada pelo professor doutor Ruben Bahamonde, do Mestrado em Direito Público pela Universidade Autônoma de Lisboa. Temas como mediação, conciliação e arbitragem estão entre os tópicos abordados pelos coautores do livro. A obra aponta as técnicas de resolução alternativa de conflitos, importantes tanto para o Poder Judiciário brasileiro quanto português. 
 
O magistrado Antônio Eugênio, titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Itaporanga e que também atua como substituto na 1ª Vara Mista da Comarca de Conceição, afirmou que o lançamento do livro contou com a presença de professores e acadêmicos do curso de mestrado. “Além disso, foi relevante porque entregamos à comunidade acadêmica tanto de Portugal quanto do Brasil um instrumento importante para a valorização das técnicas alternativas de resolução de conflitos. A próxima edição será lançada após a conclusão do mestrado, quando revisaremos os artigos”, explicou.
 
Por sua vez, a juíza Bárbara Bortoluzzi Emmerich, que é coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Guarabira, destacou a alegria de ser coautora em mais uma obra que aborda o Direito. “Vivi momentos de emoção e gratidão pelo lançamento de mais uma obra escrita por mim, em coautoria com colegas. Poder realizar isso aqui, em Portugal, é uma oportunidade de levar a cultura da conciliação e mediação para outros patamares”, analisou a magistrada, que também é coautora do livro “Reflexões sobe o Direito Contemporâneo”.
 
Confira, aqui, os temas abordados na obra “Perspectivas Luso-Brasileiras na Resolução Alternativa de Conflitos” e os respectivos articulistas:
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253