Muitas vezes a ansiedade é um sintoma que pode levar a doenças mais graves, chegando até a afastar os magistrados de suas funções. A Associação dos Magistrados da Paraíba resolveu, então, abordar este tema ao qual nunca foi dada muita relevância, muitas vezes até considerado como um tabu. O workshop “Ansiosa-Mente: Como Controlar?” serviu para despertar a atenção dos participantes, procurando fazer com que os magistrados possam se precaver e/ou cuidar dos sintomas. A iniciativa da AMPB contou com palestra do psicólogo Fabiano Moura de Moura, magistrado aposentado.
“Foi um prazer promover esse workshop com o assunto tão importante e que tem nos afetado. Apesar de alguns Tribunais de Justiça trabalharem com estatísticas, demonstrando preocupação com o assunto, em nosso Estado ainda não recebemos esta atenção”, enfatizou o juiz Max Nunes, presidente em exercício da AMPB. “A partir desse debate esperamos que o TJPB adote uma postura mais humanista com relação a nós que somos a principal estrutura do Judiciário”, declarou Max Nunes.
Fabiano Moura realizou várias atividades práticas, de motivação. “Conhecer a magistratura, me permite falar com alguma propriedade”, lembrou. “Atendo muitos colegas em meu consultório e sinto a angústia dos juízes. Os Tribunais não estão considerando a situação, porque não reconhecem a realidade humana”, disse o palestrante.
Ele exemplificou situações de pressão, cobrança de metas, acúmulo de trabalho. “E com isso o Tribunal vai perdendo, com o comprometimento emocional dos seus juízes. Se a instituição não muda, eu preciso mudar a mim, fazendo o planejamento necessário para que eu possa dizer a mim onde posso chegar, olhar para a minha realidade”, recomendou.
Os participantes elogiaram bastante a atividade, enfatizando que a preocupação com a saúde dos juízes deve ser, também, dos Tribunais de Justiça, já que as cobranças não condizem com as condições de trabalho oferecidas.
Por fim, Fabiano Moura agradeceu a AMPB a oportunidade de reencontrar alguns colegas, desejando que “tudo que foi dito possa gerar frutos de vida”.
O evento ocorreu no último dia 12 de abril, em auditório do Hotel Nord Class Tambaú, em João Pessoa, reunindo cerca de 35 participantes.