25/09/2019
Nota Pública AMPB


Diante do absurdo fato ocorrido no fim da noite deste 24 de setembro, no Congresso Nacional, quando os parlamentares derrubaram o veto do Presidente da República a artigos da Lei 13.869/19, conhecida, equivocadamente, como lei do abuso de autoridade, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) vem a público externar seu mais veemente repúdio a esta tentativa de intimidação da magistratura brasileira.

De maneira açodada e com evidente intuito de retaliação, parlamentares analisaram o texto às pressas, em uma sessão marcada de última hora, zombando da sociedade ao chancelar uma lei com viés intimidatório aos juízes e autoridades policiais e que dificultará o combate à corrupção e à criminalidade que assolam o país.

A AMPB, representando toda a magistratura deste Estado, vem a público garantir, à sociedade que quer viver em um país mais justo e democrático, a postura aguerrida e corajosa de nossos juízes, que não se calarão e buscarão em conjunto com as associações nacionais os meios jurídicos necessários junto ao Supremo Tribunal Federal para que seja reconhecida a inconstitucionalidade dessa norma.

A Lei 13.869/19 foi aprovada de maneira a destituir prerrogativas da magistratura, afetando de forma perigosa, a independência de agentes públicos que atuam diariamente no combate à criminalidade, tendo como prejudicados diretos não apenas os juízes, mas toda a sociedade.

Os juízes não podem se tornar réus por exercerem seu mister e defenderem a sociedade contra os malfeitos e malfeitores. A magistratura fará sua parte e continuará a defender a sociedade mesmo nos momentos de adversidades. A AMPB conclama que a sociedade também se indigne com a postura dos parlamentares que defenderam o retrocesso.

João Pessoa, 25 de setembro de 2019

Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha

Presidente da AMPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253