23/11/2018
Nova versão do Sistema de Custas Online do TJPB é homologada e permitirá parcelamentos e descontos


A versão 3.0 do sistema de Custas Online foi homologada em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (22 de novembro) no Fórum Cível da Capital e a ferramenta será disponibilizada na primeira semana de dezembro, após a publicação de um ato normativo regulamentando o seu uso. A apresentação foi feita por membros da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que expuseram as principais funcionalidades, entre elas, a possibilidade de emissão de guias com parcelamentos e descontos.
 
O gestor do Projeto de Custas Online é o juiz Alexandre Targino Gomes Falcão, titular da 14ª Vara Cível da Capital. Ele explicou que a medida deu origem a duas ferramentas homologadas na tarde de hoje: o novo sistema e a calculadora eletrônica denominada TJ-Calc, desenvolvida para a apuração, atualização e verificação de débitos ou créditos judiciais.
 
Juiz Alexandre Targino
 
"Esta versão vai ser liberada para os usuários internos e externos, e isso implica na emissão de custas prévias, ocasionais, finais e custas de recurso. Isso já está no sistema. A novidade é a possibilidade de descontos e parcelamentos dos valores, quando deferidos pelo juiz. Quanto ao TJ-Calc – que já está sendo utilizado por alguns setores para a realização dos cálculos das custas finais, sem necessidade de envio do processo para as Contadorias – será disponibilizado, também, para o público externo para efeito de consulta e de simulação de cálculos”, adiantou o magistrado.
 
O sistema de custas continua em construção, o que não impede que algumas funcionalidades já sejam disponibilizadas, segundo Alexandre Targino. “Tudo continuará avançando. Incluiremos, por exemplo, a possibilidade de cálculo de juros pró rata die (proporcional ao dia), que, por enquanto, não existe nesta versão”, revelou.
 
Presente na reunião, a juíza-corregedora Silmary Alves de Queiroga Vita informou que será editada uma portaria conjunta pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e pela Corregedoria-Geral de Justiça para normatizar a utilização do sistema por parte do Judiciário, tanto no 1º quanto no 2º Grau. “O documento vai disciplinar toda a forma de acesso, prazos, utilidades do sistema e as rotinas que, principalmente, Cartórios e Diretoria Judiciária precisarão adotar em relação a estas guias, sobretudo para acompanhamento dos parcelamentos”, explicou. 
 
Ao apresentar a ferramenta, o analista da Ditec Luciano Medeiros comparou as versões do sistema. “Atualmente, na versão 2.0, é permitida, apenas, a emissão de uma guia com valor fechado. Um único boleto é gerado. Agora, há opções de parcelamentos e descontos, pois a nova lei permite estas formas de pagamento. Assim, a Justiça ganha e o advogado também. Uma única guia pode gerar cinco ou mais boletos, por exemplo, de acordo com o que o magistrado definir”, esclareceu. 
 
Luciano disse, ainda, que o layout do sistema foi modernizado e se encontra de acordo com o padrão de sistemas do Tribunal, podendo a interface se adequar ao tamanho das telas, para ser aberto em celulares, tablets, etc. A apresentação foi conduzida pela também analista da Ditec, Evelyne Prudêncio.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253