24/11/2020
Participantes de webinário promovido pela AMPB conhecem mais sobre depressão


Os psiquiatras Vilma Mendoza, Edmundo Gaudêncio e Alfredo Minervino dividiram um pouco dos seus conhecimentos com os participantes do webinário "Depressão e pressões sociais: vida moderna, consumo e trabalho", promovido pela AMPB na tarde desta segunda (23 de novembro). Eles fizeram um apanhado histórico sobre a depressão, compreensão sociológica, apresentaram dados, alertaram sobre sintomas e falaram sobre tratamentos. Para quem perdeu a oportunidade de assistir ao vivo, o evento está disponível em nosso canal no YouTube ( link de acesso: https://youtu.be/fIUgsQElg2Q )

"Discutimos um tema de extrema relevância, tanto para o nosso público alvo, magistratura paraibana, quanto para a sociedade em geral", verificou o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França. A médica Vilma Mendoza concordou: "parabenizo a Associação pela iniciativa, é uma prestação de serviço à comunidade", declarou a palestrante.

A iniciativa e organização foi do Departamento de Promoção da Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente da AMPB, composto pelos juízes Ana Pennazi e Nilson Dias. "Esse webinário foi preparado com todo o cuidado, vindo a atender um pleito dos nossos associados, principalmente do público feminino", revelou a juíza Ana Pennazi. "O debate hoje realizado ajudou a quebrar tabus sobre a depressão e vem tratar de tema importante, tendo em vista o alto índice de atestados médicos no TJPB, por afastamento de juízes e servidores por depressão", frisou a magistrada.

Os palestrantes falaram de forma bem didática e pontuaram situações que devem servir de alerta para a prevenção e cuidado da depressão. O médico Edmundo Gaudêncio falou da depressão sobre uma perspectiva social, passando uma compreensão sociológica da doença. Ele destacou que a depressão acomete pessoas dos mais diversos calibres sociais e os juízes, por exemplo, convivem com fatores determinantes de estresse e ansiedade, por seu trabalho público e social, fonte e gatilho para a depressão.

O juiz Nilson Dias comentou sobre a colocação de Edmundo: "nós juízes tratamos com pessoas e precisamos sempre ter em mente que lhe damos com questões sociais", reforçou.

Já o médico Alfredo Minervino lembrou que a "depressão não é falha ou fraqueza. É uma doença séria e tem que ser tratada", enfatizou. "Depressão tem tratamento eficaz. Se você não está bem, busque um psiquiatra", declarou o palestrante.

Para Vilma Mendoza, "o evento atingiu os propósitos a que se destinou", afirmou ao manifestar seu profundo agradecimento e satisfação em participar do webinário. "Vivemos um momento em que nos defrontamos com nossa vulnerabilidade. Repensemos nossos objetivos", aconselhou a psiquiatra.

Vários associados que acompanharam o evento fizeram questão de elogiar a iniciativa da AMPB. Veja abaixo algumas declarações:

"Excelente iniciativa! Parabéns à Associação dos Magistrados da Paraíba pelo singular evento. Os palestrantes falaram de forma esclarecedora. A formação humanitária auxilia o magistrado a proferir uma decisão mais justa e adequada. Cuidamos também de pessoas. É preciso ter essa visão de interdisciplinaridade. Parabéns aos organizadores", juiz Hebert Lisboa

"Parabéns a AMPB pela iniciativa, Max", juíza Agamenilde Arruda.

"Tema muito importante", juiz Bruno Medrado.

"Parabéns a AMPB. Tema deveras importante", juíza Lúcia Ramalho.

"Tema atual e muito pertinente", juíza Ieda Dantas.
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253