24/09/2018
Presidente da AMPB participa de encontro entre representantes de associações de magistrados do Norte e Nordeste


A presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, participou, nos dias 20 e 21 de setembro, do I Encontro de Presidentes de Associações de Magistrados das Regiões Norte e Nordeste, promovido pela Associação de Magistrados do Amapá (Amaap) com apoio da AMB.

Para Aparecida Gadelha, encontros assim são fundamentais à luta associativa. “Nessas oportunidades temos condições de discutir, pessoalmente, os assuntos que dizem respeito à magistratura do Brasil como um todo. Em relação aos Estados do Norte e Nordeste, que têm situações e conjunturas muito parecidas, a reunião viabiliza, além do contato direto, o pensar em conjunto e a busca de soluções para realidades bem próximas”, ressaltou.

“O evento foi extremamente importante para alinharmos as realidades dessas duas regiões, já fazíamos reuniões com os presidentes de associações dos Estados do Nordeste, justamente por esses Estados terem uma mesma realidade, em termos de prestação jurisdicional e dificuldades da magistratura. Agora, em que nós estivemos agregados aos presidentes de associações dos Estados da Região Norte, nós pudemos perceber que essa realidade também é a mesma ali, salvo algumas diferenças que também foram tratadas na reunião”, comentou a presidente da AMPB.

Para ela, “essa oportunidade de estar no convívio com associações que possuem os mesmos problemas é muito rica, porque além de buscarmos soluções em conjunto para os problemas que nós já temos, também conseguimos viabilizar maneiras de evitar que tenhamos que tratar as questões que outros Estados já tratam, a exemplo da questão da segurança”, comentou Aparecida Gadelha.

“De acordo com última pesquisa divulgada pelo CNJ, a Região Norte é onde há mais juízes ameaçados. Nós buscamos a origem dessa questão tão grave para a magistratura e decidimos que vamos nos debruçar com mais afinco sobre ela, para estudar essas peculiaridades e trazermos para a luta associativa sugestões de soluções que possam diminuir esses riscos, diminuir a quantidade de juízes que vêm sendo alvos de ameaças”, explicou a representante da magistratura paraibana.

Os participantes da reunião ainda revisitaram alguns temas caros à magistratura, como a objetivação do merecimento, sempre firmando que se trata de uma bandeira associativa que jamais pode ser relegada a um segundo plano, devendo estar sempre reforçada. “O merecimento precisa sempre de aperfeiçoamento, como forma de garantir ao juiz uma independência da qual ele jamais pode se afastar”, concluiu Maria Aparecida Sarmento Gadelha.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, e membros da diretoria, também participaram do evento. Na ocasião, Jayme destacou a importância do encontro para os magistrados das regiões e a sinergia entre os participantes. Para o dirigente, a segurança dos magistrados, um dos temas da pauta da reunião, “é uma das questões prioritárias da AMB”.

O evento aconteceu no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em Macapá.

 

*Com informações da AMB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253