20/08/2020
Próxima segunda: privacidade online será debatida em webinário da AMPB


A Associação dos Magistrados da Paraíba realizará seu segundo webinário próximo dia 24 de agosto, às 17h30, pela plataforma Zoom. O tema “Proteção e privacidade online e desafios da investigação criminal no ambiente cibernético” será desenvolvido por Alesandro Gonçalves Barreto, Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail secretaria@ampb.org.br ou whatsapp (83) 98169-0567. A transmissão ocorrerá apenas pelo Zoom, sendo um evento restrito aos juízes e assessores (sujeito à disponibilidade de vagas).

O palestrante abordará assuntos como segurança dos dados dos magistrados na internet; uso das redes sociais e dados abertos; interceptação de sinais; diferenças entre interceptação telefônica X interceptação telemática X quebra de sigilo X requisição de dados cadastrais; exclusão de conteúdo de internet por decisão judicial e preservação de evidências em provedores de conexão; utilização do marco civil da internet e efetivação do uso da cooperação judiciária internacional.

"São temas de extrema importância, sobretudo diante do momento que enfrentamos, tendo que nos adaptar e familiarizar cada vez mais com a tecnologia e meios virtuais para realizar o nosso trabalho", afirmou o presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França, verificando o cumprimento do objetivo associativo de promover meios de aprimoramento a magistratura paraibana.

Alesandro Gonçalves Barreto é Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas (CGCCO/DIOP/SEOPI/Ministério da Justiça e Segurança Pública). Professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela SENASP/MJSP e SEOPI/MJSP. Foi Diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí entre os anos de 2005 e 2016. Gestor do Núcleo de Fontes Abertas na SESGE/MJSP nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Integrou o Grupo de Trabalho revisor da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Coordenador Geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência na SENASP e Coordenador Geral Substituto da Polícia Judiciária e Perícia da Diretoria da Força Nacional. É ainda co-autor dos livros: Investigação Digital em Fontes Abertas, Manual de Investigação Cibernética, Deep Web, Vingança Digital, Cybercrimes e os Reflexos no direito brasileiro e Cybercards.
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253