12/06/2020
TJPB participa da Campanha “São João em casa sim, com violência não”


A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, em parceria com a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav) e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), participará da organização da campanha educativa “São João em casa sim, com violência não”. A iniciativa será lançada nesta sexta-feira (12) nas redes sociais e tem foco no isolamento físico e no respeito às mulheres.

De acordo com o juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, um dos coordenadores do órgão do TJPB e que atua no Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Campina Grande, a campanha é importante, visto que, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a tradicional festividade de São João será realizada virtualmente com o propósito de evitar aglomerações.

“A Prefeitura Municipal de Campina Grande anunciou o festejo junino on-line, com a realização de três dias de transmissões ao vivo de shows em razão do estado pandêmico em que estamos. Então, a campanha é focada na necessidade de, uma vez estando em isolamento social, que a permanência ocorra de forma pacífica e sem qualquer tipo de violência doméstica”, explicou o magistrado.

Para a juíza Graziela Queiroga, a campanha é um modo eficaz de disseminar informação e prevenir contra a violência doméstica, principalmente durante o isolamento social. “O São João terá um gosto diferente este ano. Desfrutaremos em nossas casas, com o milho, a canjica, as bandeirinhas, muito forró e, acima de tudo, com respeito às mulheres. Por isso, a importância em informar a todas elas e a sociedade que não devemos nos calar diante de qualquer violência”, salientou.

Campanha – Neste ano, a iniciativa orienta a sociedade sobre os mecanismos de prevenção e denúncia de crimes contra a dignidade feminina (Lei Maria da Penha nº 11.340/06). A motivação da campanha foi transformada em música pelo compositor Fabiano Guimarães com o jingle “O São João esse ano está mudado/ não pode tá agarrado respeitando o isolamento/E a mulher deve ser bem respeitada / Não deve ser maltratada/Aqui fica o ensinamento”.

Além de peças de divulgação virtual, será distribuído spot para rádios com o jingle “São João em casa sim, com violência não”. Integram esta ação o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh); Ministério Público da Paraíba (MPPB) e outros parceiros.

“Agora, a versão do isolamento físico no São João vai chegar em todos os municípios no período junino por meio das redes sociais e rádios. Toda a sociedade pode se engajar, multiplicando conhecimento como forma de prevenção e se apropriando dos meios para denúncia de crimes e atendimento às mulheres”, afirmou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A promotora Caroline Freire frisou que a tradição das festas juninas não será esquecida, pois muitos artistas e grupos estão anunciando que farão shows on-line. “Pensamos na mobilização em rede exatamente para nos unir com gestores e gestoras nesta divulgação, que deverá ganhar força no enfrentamento à violência contra as mulheres”, disse.

A coordenadora das Delegacias Especializadas de Mulheres do Estado, Maísa Félix, alertou que, mesmo com a modalidade de boletim de ocorrência on-line, as delegacias estão prontas para receber as mulheres em casos de agressão física e sexual durante o São João. “Estamos atuando com ações preventivas e com canais de denúncia, mas estamos, também, atentas e recebendo as mulheres nas delegacias”, garantiu.

Onde denunciar:
www.delegaciaonline.pb.gov.br
Em caso de violência física ou sexual, procure a delegacia mais próxima de você.

Ligue:
197 - Disque denúncia Polícia Civil

190 - Disque Polícia Militar

9 9146-7175 - Renovação de Medidas Protetivas Online

3221-1673 - Patrulha Maria da Penha

98826-8844 - Centro de Referência da Mulher Campina Grande

99400-7022 - Centro de Referência da Mulher Sumé
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253