20/01/2020
TJPB presta homenagem ao ministro do STJ Reynaldo Soares e ao jurista paraibano Paulo Maia


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e o jurista paraibano Paulo Américo Maia de Vasconcelos receberam, na manhã desta sexta-feira (17 de janeiro), a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário, na Categoria Alta Distinção. As homenagens foram realizadas na Sala de Sessões do Tribunal Pleno do Anexo Administrativo do TJPB, e teve a presença do presidente do TJ, Márcio Murilo da Cunha Ramos, de desembargadores, juristas, familiares dos homenageados e convidados.
 
O presidente Márcio Murilo destacou que a concessão das medalhas e dos diplomas representa o reconhecimento dos relevantes serviços à Justiça prestados pelo ministro e pelo advogado. “O ministro é nordestino e, além disso, é referência nacional na área criminal e dos direitos humanos. Em relação ao jurista Paulo Maia, só tenho uma coisa a dizer: ‘Quer ser bom advogado? Mire-se em Paulo Maia’. Quando se faz um trabalho atípico e superior à média das outras pessoas, elas merecem ser homenageadas”, enfatizou.
 
O desembargador e diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Marcos Cavalcanti de Albuquerque, foi o responsável pela propositura da comenda ao ministro Reynaldo Soares. “Minha iniciativa se deu em razão de ele ter todos os méritos para recebê-la. O ministro é um grande jurista, colabora com o direito brasileiro, é escritor de várias obras e tem um importante serviço prestado ao Poder Judiciário da Paraíba e do Brasil. Além disso, é nordestino e tem fortes ligações com o TJPB. Por fim, é um amigo muito querido que preenche todos os requisitos necessários para esse mérito”, afirmou.
 
Por sua vez, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti propôs a homenagem ao jurista Paulo Maia. “Trata-se de uma medalha judiciária da mais alta distinção e, a quem podemos oferecer este título e honraria se não a Paulo Maia? É um homem que toda a comunidade jurídica reverencia. Eu o conheci ainda estudante, na Faculdade de Direito, e, depois de aluna, recebi os seus ensinamentos como advogada. Ao entrar na magistratura, mirava-me nas suas petições. Todos devemos nos espelhar na sua conduta profissional ética, correta e eficiente”, enfatizou.
 
Homenageados – Durante discurso proferido em nome de todo o TJPB, o desembargador Joás de Brito disse que as proposituras foram aprovadas por unanimidade pelo colegiado do Tribunal de Justiça. “Ambos são detentores de currículos invejáveis e, sem sombra de dúvidas, merecedores dessa justa homenagem. Apesar da grande sabedoria que carregam, são humildes, éticos, honrados, humanistas e dedicados inteiramente ao estudo do Direito. Não são eles que estão sendo premiados, mas o Poder Judiciário da Paraíba é quem se eleva por reconhecer neles todas as qualidades necessárias para compor a galeria dos nossos homenageados”, destacou.
 
O ministro Reynaldo Soares assegurou possuir admiração profunda pela Paraíba, sua história e personagens históricos, salientando a importância do jurista e cientista político Paulo Bonavides, que é paraibano e representa um divisor de águas para o Direito Constitucional Brasileiro. “É uma honra enorme, como magistrado de quase 30 anos de atuação no Distrito Federal e na Justiça Federal, receber uma homenagem de um Tribunal secular, que tem quase 130 anos de história. Além disso, é uma grande alegria  voltar ao Estado e receber medalha de mérito ao lado de uma figura ímpar como o advogado Paulo Maia, professor de Direito Civil reconhecido nacionalmente”, argumentou.
 
Já o jurista e advogado Paulo Américo Maia de Vasconcelos enfatizou que, durante 60 anos, dedicou-se à advocacia. “Lecionei Direito Civil e, inclusive, alguns dos desembargadores foram meus alunos. Esta homenagem eu transfiro aos meus colegas advogados, sobretudo aqueles militantes que vão ao foro todo dia, preparam iniciais, recursos e fazem sustentação oral. Estes são os verdadeiros formadores do Direito”, ressaltou.
 
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253