29/06/2017
‘Dano Moral Coletivo’ será lançado nesta quinta (29) na Esma


O livro ‘Dano Moral Coletivo – sob a perspectiva dos direitos fundamentais’, de autoria do juiz José Gutemberg Gomes Lacerda, será lançado na noite desta quinta-feira (29 de junho), no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESMA), no Complexo Judiciário do Altiplano, em João Pessoa. A obra trata de questões necessárias à compreensão do alcance do dano moral, especialmente o dano moral coletivo, em um sistema de responsabilidade civil aberto.
 
A apresentação do livro será feita pelo magistrado Marcos Salles, juiz titular da 1ª Turma Recursal da Capital. O livro, com 208 páginas, leva o selo da Editora Del Rey.
 
No livro, o magistrado aborda, também, os mecanismos de constitucionalização do Direito Civil e seus reflexos na Responsabilidade Civil contemporânea. Mais do que isso, o trabalho aponta a necessidade de adoção de um método de identificação de danos reparáveis, além de discorrer sobre os recorrentes problemas das funções da reparação civil e da quantificação do dano moral, entre outros assuntos atuais referentes ao tema em questão.
 
“É o nosso primeiro livro e consiste em uma adaptação de nossa dissertação de mestrado, na Universidade de Lisboa”, revelou o juiz Gutemberg Lacerda.
 
Tema do Livro – O dano moral coletivo, na visão do autor, consiste em lesão a direitos fundamentais, de qualquer geração, bem como seus desdobramentos na legislação ordinária, que possuam titularidade difusa ou coletiva.
TJPB
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253