Apesar de já estar em sua quinta edição nacionalmente, esta foi a primeira vez que a Caminhada Negra aconteceu em João Pessoa-PB, contando com uma grande adesão de magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e representantes do movimento negro na Paraíba. O evento é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e contou com o apoio da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
A caminhada foi guiada pela Apuama Turismo – especializada em afro turismo na Paraíba, com foco em valorizar as raízes afrobrasileiras e indígenas em nosso Estado. Os participantes realizaram um percurso pelo centro histórico da Capital paraibana, partindo do Centro Cultural São Francisco, passando pela praça Barão do Rio Branco, Igreja da Misericórdia, Ponto de Cém Réis, e encerrando o trajeto na Praça dos Três Poderes.
A iniciativa marcou o início da celebração do Dia da Consciência Negra, objetivando celebrar a história, a cultura e o protagonismo da população negra no Brasil.
A Caminhada Negra aconteceu em mais 11 Estados do país, neste dia 1⁰ de novembro.