11/08/2022
“Esperança no Espaço” colabora com ressocialização de detentos na Paraíba


No intuito de promover a ressocialização dos reeducandos da Cadeia Pública da cidade de Esperança (PB), um projeto que recebe o apoio da juíza Paula Frassinetti Nobrega de Miranda Dantas, Titular da 1ª Vara Mista da citada Comarca, visa a capacitação especializada de detentos na construção de telescópios refletores artesanais, contribuindo de maneira significativa para a sociedade civil, especialmente os alunos de escolas públicas da localidade, a quem serão doados os instrumentos confeccionados.

O projeto “Esperança no Espaço” surgiu a partir de uma iniciativa do Diretor da cadeia pública de Esperança, Lindemberg Gonçalves Lima - que é astrônomo amador. Ele é o responsável por transmitir o conhecimento aos detentos. A verba para execução dos projetos sai das prestações pecuniárias referentes às penas alternativas, daí nasceu a parceria com a 1ª Vara Mista de Esperança. Os telescópios são produzidos de forma artesanal, com peças fabricadas a partir de objetos acessíveis como: tubo, Caps, luvas de PVC usados para tubulações hidráulicas de água e esgoto e madeiras de reaproveitamento revelando além do caráter científico a preocupação com o desenvolvimento sustentável.

A construção de Telescópios Refletores pelos reeducandos participantes promoverá a divulgação do conhecimento científico e da astronomia. O primeiro telescópio está em fase de desenvolvimento, mas as futuras ferramentas científicas, além de disponibilizarem aos detentos a oportunidade de aprender um ofício que poderá lhe proporcionar uma renda digna em seu retorno à sociedade, serão doadas às escolas públicas. 

“Quando a ideia nos foi apresentada, rapidamente causou um impacto sem precedentes, afinal, a magnitude do espaço seduz e desperta toda sorte de sentimentos positivos”, declarou a juíza Paula Frassinetti. “Quando vimos as imagens produzidas pelo telescópio artesanalmente fabricado pelo idealizador do projeto, não tivemos dúvidas de que merecia total apoio e, de imediato, iniciamos a parceria através da destinação de verbas de prestação pecuniária para a aquisição dos materiais e ferramentas para levá-lo adiante”, comentou com empolgação a magistrada que atua na comarca de Esperança. 

“A ciência transforma e o conhecimento nos faz crescer. Por isso o projeto se apresenta como um verdadeiro instrumento de edificação não só individual, mas sobretudo social. Seu objetivo inicial é fornecer os telescópios fabricados pelos detentos para as escolas da rede pública, mas, em um segundo momento, pretendemos torná-lo rentável para os próprios participantes, portanto, o espaço é verdadeiramente o limite para o que está por vir”, revela a juíza Paula Frassinetti.

Lindemberg Gonçalves Lima justifica em seu projeto que “desenvolver plenamente as potencialidades de cada reeducando, melhorando as perspectivas de reinserção, reabilitação, autoestima e a moral, contribuindo para a formação profissional, colabora com a emancipação socioeconômica e a construção da cidadania, permitindo que os reeducandos, ao regressarem a sociedade, se tornem autônomos e adquiram condições de atuar no mercado de trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253