22/09/2021
Inscrições abertas para 5º ENAJUN E II FONAJURD


Os interessados em participar do 5º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (ENAJUN) e o II Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD) podem efetuar a inscrição, clique aqui e preencha o formulário. O encontro será virtual entre os dias 25 a 28 de outubro.

Podem participar magistrados(as), membros do Ministério Público, defensores(as) públicos(as), advogados(as), professores(as), estudantes e demais interessados(as) no assunto. Neste ano, o evento está sendo promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de diversas associações da categoria.

Durante os quatro dias, nomes que são referências na defesa dos direitos humanos estarão ao lado da magistratura negra do Brasil e de autoridades do Sistema de Justiça e da sociedade no intuito de refletir e aprofundar o debate de temas como igualdade racial, segurança pública, questões ambientais, saúde mental e resistência.

Entre os convidados, estão:

– ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti é doutor em Direito Processual pela USP. Também é autor de dezenas de artigos e livros jurídicos. Ministro do STJ desde 2013, também atua como conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

– professor Deivison Faustino, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Também é integrante do Instituto Amma Psique e Negritude e foi Visiting Scholar no Departamento de Filosofia da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos;

– juíza Elizabeth Odio Benito, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos – primeira mulher a ocupar o cargo da Corte desde sua criação em 1979. Ela é juíza do Tribunal Penal Internacional (2003-2012), onde também foi vice-presidente (2003 e 2006);

– escritor Paulo Scott, autor do livro ‘Marrom e Amarelo’, romance lançado em 2019 e que narra a história de dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil. Também escreveu ‘Habitante irreal’ (2011) e ‘O ano em que vivi de literatura’ (2015), entre outras obras.
Graduado em Direito, Scott também é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

– professora Rachel Gouveia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Política Social pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

– escritora e jornalista Eliana Alves Cruz é pós-graduada em comunicação empresarial e trabalha como colunista do site UOL, onde integra a equipe de desenvolvimento Narrativas Negras, da VIS – Viacom Inernational Studios.

– jornalista Flávia Oliveira integra a equipe de comentaristas da Globonews e da rádio CBN. É ainda colunista do jornal O Globo.

Programação e mais informações no Instagram do evento: @enajun.fonaju

Ajuris
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Twitter: @ampb_magistrado
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros

Mais Notícias






© 2024. Todos os Direitos Reservados. AMPB - Associação dos Magistrados da Paraíba

Av. João Machado, Nº 553, Centro, Empresarial Plaza Center, 3º andar, Sala 307, João Pessoa - PB, CEP: 58013-520.
Fone/Fax: (83) 3513-2001
Jornalista Responsável: Jaqueline Medeiros - DRT-PB 1253