A cerimônia de outorga do Título de Cidadã Paraibana à juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos ocorreu em sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba, na tarde desta terça (19 de setembro). De autoria do deputado Adriano Galdino, a propositura ocorreu por conta dos relevantes serviços prestados pela magistrada ao Estado da Paraíba.
Ao agradecer a homenagem, a juíza Ivanoska Esperia ressaltou o orgulho e o momento muito especial de estar podendo realizar um sonho. Ela revelou que teve a oportunidade de retornar ao estado de Pernambuco, depois de ser aprovada num concurso para juíza, mas preferiu ficar na Paraíba. “Fiz a opção, porque aqui é o meu lugar”, disse.
“Então, eu comentei com o presidente da Casa que eu tinha esse sonho e aí ele está realizando. Primeiramente agradeço a Deus e depois ao deputado Adriano Caldeira. Aqui na Paraíba, entre outras coisas, eu tenho a oportunidade de ter uma boa qualidade de vida, porque João Pessoa é uma das melhores cidades do Brasil para se morar. E eu gosto de viver aqui. Aqui é um lugar tranquilo, calmo. Sou muito feliz aqui, onde construí família. Tenho minha filha, tenho duas filhas de coração. Minha mãe veio morar aqui também, há seis anos, quando ela se aposentou. E meu irmão também veio morar aqui, está terminando medicina na Faculdade de Ciências Médicas, em Cabedelo”, finalizou.
A solenidade foi prestigiada por desembargadores, juízes e juízas do TJPB. O presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto, também participou da sessão. "É uma satisfação ver o reconhecimento do trabalho dos colegas. Ivanoska muito nos orgulha com a sua dedicação ao Judiciário paraibano, sendo merecedora de tão relevante título", observou Trineto. Ele declarou ainda que, ao homenagear um membro da magistratura da Paraíba, “o Poder Legislativo está homenageando, na realidade, todos os juízes do estado, “principalmente quando se trata de uma pessoa do quilate de Ivanoska, que veio do vizinho Estado do Pernambuco abrilhantar a nossa magistratura”.
“E isso demonstra não somente a boa relação, o bom relacionamento entre a magistratura e o poder legislativo do Estado da Paraíba, mas, acima de tudo, o reconhecimento necessário a essa mulher guerreira e a essa juíza exemplar que nós temos na pessoa de Ivanoska”, acrescentou o representante da magistratura paraibana.
Ao justificar a homenagem, Adriano Galdino destacou o trabalho que a magistrada desenvolve no estado da Paraíba. “É com muita alegria que estamos concedendo essa honraria de Cidadania Paraibana a doutora Ivanoska, que tem relevantes serviços prestados à Paraíba e nada mais natural do que ela receber desta Casa o reconhecimento para fazer parte agora dos ilustres paraibanos e paraibanas, de fato e direito”, disse.
Natural de Recife (PE), Ivanoska chegou à Paraíba em 2003, para assumir como Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado. Atualmente titular do Juizado Auxiliar de Sucessões da 1ª Circunscrição da Comarca de João Pessoa, a homenageada já atuou nas Comarcas de Sousa, Remígio, Ingá, Prata, Itaporanga, Catolé do Rocha, Monteiro e Guarabira. Foi juíza Eleitoral nas Comarcas de Sousa, Remígio, Prata e Catolé do Rocha. Também é Professora da Escola da Magistratura do Estado da Paraíba (ESMA), 2023.
Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube