“Solicito a participação efetiva de cada um, no sentido de obter o apoio necessário à aprovação das PEC's de interesse da classe. O prestígio de cada um aqui é importante para fortalecer nossas lutas”, declarou o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Horácio Melo, em reunião realizada nesta quinta-feira (8 de outubro), com os magistrados aposentados que compõem a AMPB. O encontro ocorreu no “Nau Restaurante”, em João Pessoa, e contou com a participação de cerca de 30 juízes e desembargadores aposentados.
Durante a oportunidade, Horácio Melo apresentou as deliberações da 4ª Reunião da Coordenadoria de Aposentados da AMB, realizada no último dia 10 de agosto. O magistrado ainda pontuou temas como precatórios, PAE e auxílio moradia. Os participantes da reunião escolheram representantes da Paraíba para a 5ª Reunião da Coordenadoria dos Aposentados da AMB, a ocorrer em Brasília, no próximo dia 10 de novembro. Foram escolhidos, à unanimidade, os desembargadores João Moura e Júlio Paulo Neto. Estes ainda vão comparecer ao Movimento de Mobilização pela Aprovação da PEC 555/2006, a partir das 10h, no Congresso Nacional, marcado para o dia 11 de novembro.
“Precisamos encampar nossas lutas nacionalmente, não podemos perder a oportunidade de ter um representante nosso na AMB, para acompanhar e reivindicar nossos direitos”, comentou Horácio Melo. Júlio Paulo Neto, desembargador que representará os paraibanos em Brasília, declarou que está ansioso: “vamos nos unir aos aposentados de outros Estados da Federação e reivindicarmos os nossos direitos. Já fizemos história, já demos nossa contribuição para o Judiciário, e agora vamos nos movimentar para garantir nossas prerrogativas”.
Sobre o encontro realizado pela AMPB para prestar contas aos aposentados, Júlio Paulo Neto reconheceu que a reunião foi maravilhosa já pelo simples prazer de rever as velhas amizades. “Foi um momento muito oportuno, para rever colegas e companheiros de grandes lutas, assim como também para o tratamento destes assuntos que hoje forram abordados aqui”, verificou o ex-presidente do TJPB.
Para o juiz Severino Ramos Maia a reunião também foi muito proveitosa: “notadamente porque tratou de assuntos que a magistratura aposentada queria realmente saber, como precatórios, auxílio moradia e também a situação das pensionistas. Tudo isso foi muito bem explicado pelo presidente Horácio, que honra a nossa magistratura, e agora estamos cientes de que providências estão sendo tomadas no sentido de obtermos brevemente solução para estas pendências”, afirmou o aposentado. No mais, Severino Ramos parabenizou a AMPB pelo evento, “foi muito bom a reencontrar os colegas, revendo alguns que há tempo não encontrava e essa confraternização deveria, inclusive, ser reproduzida mais assiduamente”, sugeriu o magistrado.
Por fim, Horácio Melo agradeceu a presença de todos e se colocou à inteira disposição dos colegas. “Estamos abertos ao diálogo, podem cobrar a AMPB sempre! Garanto que nenhuma reivindicação deixará de ser atendida”, garantiu o representante da categoria ao solicitar, ainda, mais interação e integração dos aposentados à vida associativa.
Voto de pesar
Os participantes aprovaram sugestão do juiz Osvaldo Duda para que a AMPB faça constar em ata que durante a reunião foi aprovado um minuto de silêncio e voto de pesar pelo falecimento do magistrado José Gomes dos Santos, ocorrido no último dia 25 de setembro, comunicando-se à família do associado.