A cidade de Campina Grande sediou, na noite desta sexta-feira (10 de junho) a abertura da 19ª edição do encontro de magistrados paraibanos. O evento ocorreu no Garden Hotel e contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Estado e de todo país.
“Estamos presenciando um momento histórico no Brasil: a consolidação e o fortalecimento das instituições democráticas e, sobretudo, do Poder Judiciário brasileiro. Somos, indubitavelmente, parte substancial desse processo e assumimos a condição de protagonistas na redemocratização da República Federativa do Brasil”, disse o juiz Horácio Melo, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, anfitriã do evento. Para Horácio, o evento será uma oportunidade para a categoria discutir temas relevantes para o Judiciário.
O ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Sanseverino, enfatizou “a imensa satisfação em estar na Paraíba, conversando com os juízes estaduais, ainda mais que este é um Estado da Federação com muita tradição na área da magistratura”, disse. “O contato com os nossos colegas de magistratura estadual é sempre muito valoroso, vamos conversar neste evento sobre as diretrizes do novo Código de Processo Civil e a maneira como ele pode colaborar para a solução dos grandes desafios que a magistratura vem enfrentando neste momento de crise que atravessa toda a sociedade brasileira”, completou o ministro.
Para o representante do STJ, palestrante desta noite de abertura do Encontro, “o novo CPC tem instrumentos importantes que podem exatamente colaborar com os magistrados para uma maior efetividade do processo”, declarou Sanseverino.
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador José Ricardo Porto, falou da satisfação em participar do evento como representante do TJPB e parabenizou a AMPB: “esta é uma iniciativa oportuna e relevante para pensarmos um Judiciário melhor”, frisou o desembargador.
O prefeito da cidade de Campina Grande, Romero Rodrigues, também prestigiou a abertura do Encontro e revelou “a alegria em receber a magistratura”, dando as boas vindas aos visitantes e desejando êxito nos trabalhos.
Participaram da abertura representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Antônio Silveira Neto; do Governo do Estado, João Fernandes (Diretor da AESA); presidente da Câmara de Vereadores de CG, vereador Pimentel Filho; e o advogado Jairo Oliveira, representante da OAB-CG.
O XIX Encontro de Magistrados Paraibanos é uma realização da Associação dos Magistrados da Paraíba, que conta com cerca de 380 associados, entre magistrados da ativa, aposentados e pensionistas. Todas as atividades serão desenvolvidas no Garden Hotel. O evento recebe o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entre outros.
O juiz Fábio José de Oliveira Araújo, titular da 3ª Vara de Família de Campina Grande (PB), e o advogado e coach jurídico Alexandre Flexa participam como palestrantes do XIX Encontro de Magistrados Paraibanos neste sábado, 11 de junho.
A participação de Fábio Araújo será a partir das 9h, na Sala Ball Room. O magistrado vai falar sobre “O Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva - IRDR no CPC 2015”.
Já Alexandre Flexa vai abordar os "Impactos do novo CPC na atuação do magistrado", a partir das 10h30.
Programação social
Logo após, a partir de meio dia, Biliu de Campina vai prosseguir com a programação social do Encontro, com show durante churrasco de confraternização que será realizado para os participantes, na pérgola da piscina do Garden Hotel.
Na noite deste sábado, os magistrados ainda terão a opção de visitar o Parque do Povo (onde haverá shows de Capilé, João Lima e Gatinha Manhosa) e de participar de show no Clube Campestre, cujas atrações musicais serão Banda Magníficos, Tom Oliveira e Capilé.