A desembargadora Maria das Neves do Egito e a juíza Renata Paiva foram homenageadas pela Câmara Municipal de Campina Grande, por serviços prestados no combate à violência contra a mulher. O evento, marcado pela entrega de troféus às magistradas, aconteceu nesta quarta-feira (21 de novembro), durante a solenidade de entrega do título de cidadã campinense à bioquímica Maria da Penha Fernandes, que deu nome à Lei 11.340/2006, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher.
A juíza Rosimeire Ventura participou do evento representando a direção do Fórum Afonso Campos, de Campina Grande. Foram homenageados também, com troféus, a assistente social do juizado da Mulher de Campina, Marli Castelo Branco, o promotor de Justiça, Sócrates Agra, e a delegada da Polícia Civil, Hertha França. À noite, no Teatro Municipal, Maria da Penha Fernandes preferiu palestra e houve a apresentação do artista Tião Simpatia, conhecido por cantar a lei Maria da Penha em cordel.
A magistrada Renata Paiva atua no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campina. Ela informou que atualmente o Juizado possui 1.782 processos ativos e que de janeiro a outubro deste ano foram distribuídos 1.261 processos. Ela adiantou que a quantidade de novas ações representa um bom sinal de que a mulher vitimizada está mais consciente, buscando seus direitos e meios de defesa.
Programação - As solenidades fizeram parte dos 16 dias de ativismo no combate à violência contra a mulher, promovidos pela Prefeitura de Campina, em parceria com a Coordenadoria da Mulher. "Na programação está prevista, ainda, uma palestra do projeto Justiça em seu Bairro - Mulher merece respeito, que ocorrerá na próxima segunda feira, dia 25, no Complexo Plínio Lemos, no bairro José Pinheiro, aqui na cidade", ressaltou Renata Paiva.
FONTE: TJPB
Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube