img

06/03/2025

Inovando e democratizando o sistema de preenchimento do seu quadro de professores, a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), por meio do seu Conselho Consultivo, aprovou e publicou edital (veja aqui) que trata do processo seletivo para formação do banco de currículos de formadores/as e docentes da escola. As inscrições estão abertas e seguem até 25 de março, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyCzR30y8aJ0NZ3h2q-7X2_myzyKLUuRtL-W_TQYcUjpe7ZA/viewform?pli=1

Conforme o edital podem se inscrever no Banco de Currículos de Formadores(as) e Docentes da Esma profissionais que integram o Sistema de Justiça da Paraíba, tais como magistrados e servidores do TJPB, da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia Pública e Privada. A seleção vai avaliar critérios de mérito e de expertise acadêmica. "Todos que se inscreverem dentro do prazo estabelecido pelo edital serão classificados, dentro de uma pontuação, de acordo com critérios objetivos, e serão convidados de acordo com a demanda da escola, sucessivamente, conforme a classificação", explicou o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, atual diretor da Esma-PB.

Para o des. Joás, a iniciativa possibilita oportunidade a todos que pretendem realmente dar aulas na Esma-PB. "Acho que é um passo muito positivo, uma democratização, facilitando para que todos interessados tenham chance", verificou o diretor da escola. O des. Joás informou ainda que "os professores serão avaliados permanentemente, pois nosso principal objetivo é que bons professores atuem aqui na Esma", declarou.

A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde de Nóbrega, lembrou que a Escola vem passando por um processo de inovação e o edital é mais uma de suas ações nesse sentido. “Com esse edital abriremos as portas da Esma para outros profissionais, tanto do direito como também de outras áreas que são interseccionais à atuação do judiciário, para oxigenar pontos de vista e trazer outros posicionamentos e outras ideias para nossa Escola, enriquecendo sempre mais os conhecimentos de servidores e magistrados para a aplicação do direito conforme o estado democrático em que vivemos”.

Para o gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, Flávio Romero Guimarães, democratizar o acesso é importante para diversificar os pensamentos. “Do ponto de vista pedagógico e acadêmico é importante que você tenha múltiplos olhares sobre um determinado contexto. A formação desse banco de currículos abre a perspectiva para docentes de outras instituições, além de membros do Ministério Público, da advocacia, e da magistratura”, observou. 

Todos os critérios para inscrições, pontuação, seleção e convocação dos formadores e docentes foram discutidos pelo Conselho Consultivo da Esma. A lista de inscrições deferidas será divulgada no dia 28 de março e os candidatos terão entre o dia 28 e 31 de março para interpor recursos. No dia 11 de abril será divulgado pela Esma o Banco de Currículos. 

O Conselho Consultivo da Esma é formado pelo diretor, desembargador Joás Filho, a diretora adjunta; juíza Antonieta Nóbrega; e os magistrados Thana Michelle, Lessandra Torres, Leila Christiani, Manuel Maria, Ely Jorge, Fabrício Meira, Euler Jansen, Nilson Dias, Graziela Queiroga e Antônio Silveira.

 
Siga a AMPB nas redes sociais:

Instagram: @ampb_magistradospb
Facebook: @magistradospb
Youtube: AMPB no Youtube

Assessora de Imprensa - Jaqueline Medeiros