Uma ação pioneira foi registrada na última quarta-feira (14 de dezembro), na Comarca de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, onde foi realizada a primeira audiência por videoconferência por meio do WhatsApp, sob a presidência do juiz Jailson Shizue Suassuna, de uma ação ajuizada pela Defensoria Pública, através de Maria Goretti Pereira O. de Gómez.
Essa audiência foi possível em razão da parte promovente não ter o endereço físico do promovido, mas apenas o número do seu WhatsApp, que utilizava para se comunicar com o promovido, que mora no interior do Maranhão.
De acordo com as informações repassadas à redação do Bananeiras Online pelo magistrado Jailson Shizue, a parte promovida foi intimada por meio do aplicativo, porque não tinha informação do endereço. “No horário da audiência, fizemos a ligação para o promovido, que estava lá no Maranhão, ele atendeu a ligação e se conectou via WhatsApp, a parte promovente reconheceu a parte, como sendo o promovido, nós explicamos que ele estava em uma audiência por videoconferência. Foi tentado a conciliação, infelizmente não chegaram a um acordo. Depois disso, o promovido, que estava lá no Maranhão, pra fins de receber a intimação e a cópia do processo inicial, pra que ele apresentasse a defesa no prazo de 15 dias, ele teve que informar o endereço físico pra gente poder mandar a contra fé pra outra parte”, explicou Jailson Shizue.