O juiz Renato Renato Levi Dantas Jales, Titular da 3ª Vara Mista da Comarca de Catolé do Rocha e membro da diretoria da AMPB, participou de atividade desenvolvida pela Escola Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas, da rede pública estadual daquela cidade. "Foi uma conversa com alunos do 3⁰ ano do ensino médio, acerca do funcionamento do Poder Judiciário, levando um pouco de cidadania, por meio do conhecimento jurídico", disse o magistrado. Cerca de 100 estudantes participaram do evento realizado neste dia 12 de março.
A organização avaliou o encontro como enriquecedor. "Nossos estudantes puderam aprender mais sobre Constituição, leis, voto e as esferas de poder — temas fundamentais para compreender como a sociedade funciona", declarou a diretora da escola, Érica Renata Sá. "Além disso, o momento foi marcado por perguntas e reflexões importantes tanto dos alunos quanto dos professores. Esses diálogos são essenciais para formar cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para exercer seus direitos e deveres", destacou.
O magistrado revelou que seu objetivo com essas ações é levar um mínimo de conhecimento jurídico, dos organismos e funcionamentos, das nossas instituições para os alunos que estão terminando o ensino médio. "Esse contato nos aproxima e nos torna ainda mais acessíveis para a população. Acreditamos que o amadurecimento do nosso Estado de Direito perpassa pelo conhecimento dos nossos direitos e deveres", declarou Renato Levi.
"São muitas as dificuldades que encontramos, sobretudo de tempo, em um Judiciário abarrotado de processos. No entanto, o interesse dos professores e alunos têm tornado a atividade melhor a cada encontro", concluiu o juiz.